Informamos os nossos fregueses que foi concedida tolerância de ponto no dia 25 de fevereiro aos funcionários da Junta de Freguesia de Montenegro e que os serviços estarão encerrados nessa data.


Montenegro vai festejar o Carnaval 2020.

A iniciativa partiu de um grupo de foliões motivados pela ideia de festejar o Carnaval com a sua comunidade e tem o apoio da Junta de Freguesia.
O tema é livre. Com ou sem adereço carnavalesco, participe!
A entrada é livre e estão todos convidados.
O encontro terá lugar na Rua Júlio Dinis.


 A Junta de Freguesia informa que , como manda a tradição, irá realizar-se, no próximo dia 19 de janeiro, no Clube Desportivo Montenegro, mais um encontro de " Cantares ao Menino, Janeiras e Reis" em que participarão 4 grupos do Algarve.

A organização do evento tem a reconhecida marca do Grupo Folclórico e Etnográfico de Montenegro e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Montenegro, da Câmara Municipal de Faro e do Clube Desportivo Montenegro. Esperamos por si!


Participe ou assista, já no próximo dia 25 de janeiro, pelas 14H00, ao VII CROSS ANA DIAS FREGUESIA de MONTENEGRO - EC TRAVEL que se realizará, na Quinta do Eucalipto, pelas 14H00.

Trata-se de um evento marcante no calendário desportivo da Freguesia de Montenegro organizado, em parceria, pela Associação de Atletismo do Algarve, a EC TRAVEL e a Junta de Freguesia de Montenegro.


A crescente dificuldade das familias portuguesas em suportar o pagamento da fatura da luz e do gás, despoletou a criação de apoios que permitissem a estes consumidores usufruir do mesmo serviço a um preço mais baixo.

Desta forma surge a tarifa social de eletricidade e gás natural, que atribui 33,8% e 31,2% respetivamente, sobre a fatura mensal. Estas tarifas são praticadas para todas as comercializadoras de eletricidade e gás.

As companhias elétricas terão de receber informações dos clientes, por parte da segurança social, sendo a atribuição deste desconto efetuada de forma automática. Apesar disto, existem ainda inúmeros consumidores sem acesso ao desconto.  Caso não verifiquem o desconto, deverão contactar diretamente com a companhia de energia, através da loja ou caso tenha cobertura de internetsolicitar a ativação da tarifa social, que por sua vez pode ser acumulada com outras ofertas que o cliente já esteja a beneficiar.

Para beneficiar da tarifa social na luz e gás basta que o solicitante seja titular do contrato, ter uma potência até 6.9 kwh ou um escalão não superior a 2. Além disto, serve para efeitos de atribuição o rendimento anual de cada agregado e/ou ainda se é beneficiário de apoios sociais atribuidos pela segurança social.

Brevemente, e tendo como esse objetivo, o Governo pretende alargar este desconto ao gás de botija a todos os municípios do país. 


logo dgai

No decorrer do mês de março, os interessados deverão, junto das Comissões Recenseadoras, no âmbito das competências que são legalmente cometidas, para proceder a uma verificação dos cadernos ora disponibilizados. No caso de ser detetado algum erro ou omissão, deverão efectuar em causa para a necessidade de ser sempre apresentada reclamação por escrito, a qual tem que ser fundamentada e subscrita pelos interessados.

Para mais informações e esclarecimentos, deverá dirigir-se à Junta de Freguesia de Montenegro.

 

 


O Presidente da Junta de Freguesia (JF) de Montenegro, Steven Sousa Piedade (PSD) foi eleito para o Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), durante o XVI Congresso Nacional realizado nos dias 26,27 e 28, em Viseu.
Para Steven Sousa Piedade, que cumpre atualmente o terceiro mandato à frente da JF de Montenegro, a sua eleição para o Conselho Diretivo da ANAFRE representa, não apenas a presença efetiva do Algarve neste órgão nacional, como uma grande oportunidade para defender os interesses das Freguesias da região.
Durante o mandato de quatro anos na estrutura máxima da ANAFRE, Steven Sousa Piedade propõe-se por isso promover uma maior proximidade com os autarcas do Algarve, nomeadamente através de um esforço de cooperação que fortaleça o poder local na região.
“É importante ouvir os autarcas da região e perceber quais são as suas preocupações. Só assim será possível levar os respetivos problemas às instâncias governamentais e equacionar soluções que ganhem forma no terreno”, frisa.

Defensor da revisão dos termos dos critérios do Fundo de Financiamento dasFreguesias, moção que apresentou aliás durante o congresso de Viseu, Steven Sousa Piedade garante que esta vai ser uma das suas ‘lutas’ de eleição, também enquanto vogal da ANAFRE.
“A redefinição destes critérios é necessária e urgente, pois só assim será possível viabilizar a justa atribuição de meios humanos e financeiros compatíveis com as reais necessidades orçamentais de cada freguesia, face às respetivas especificidades territoriais e patrimoniais”, defende o Autarca, que reclama a criação de uma majoração para as freguesias onde se concentram edifícios e espaços de grandes proporções, como é o caso da Freguesia de Montenegro.

“Trata-se de uma medida que permitirá compensar os constrangimentos financeiros inerentes à concentração de edifícios e espaços de elevada proporção como aeroportos, monumentos, hospitais e outras infraestruturas de uso público. São custos elevados para as Freguesias que não se encontram atualmente contemplados no orçamento” sustenta Steven Sousa Piedade, para defender ainda a revisão da Lei nº 75/2013, de forma a que, as competências agora delegadas pelos Municípios, passem a ser competências materiais próprias das Freguesias e sejam acompanhadas pelo respetivo pacote financeiro.

Estas foram aliás as grandes questões que dominaram o XVI Congresso da ANAFRE, onde foram aprovadas as linhas de atuação geral, que reclamam a descentralização de competências, a reorganização territorial das freguesias e um novo estatuto do eleito local. Durante o Congresso Nacional, que contou com a participação de 1.200 congressistas, foram eleitos os novos órgãos sociais para o mandato 2017-2021 da ANAFRE tendo o Presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Lisboa, Pedro Cegonho (PS) sido reconduzido ao cargo de Presidente do Conselho Diretivo, com 584 votos.

Montenegro, 29 de Janeiro de 2018


Damos nota da evolução dos trabalhos de pavimentação do caminho entre as ruas 25 de Abril e Henriques Fernandes Serrão.


Ler mais...OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

Este é o nosso percurso para a próxima quarta-feira, dia 18 de Janeiro às 19.45/20 h junto ao portão da Universidade do Algarve - Gambelas. É só clicar em "vou" e não esquecer de levar luz para ver os trilhos por onde irá passar. De certeza que irá gostar!... Compareça porque são eventos gratuitos.

 


CONTACTOS RÁPIDOS


Steven Sousa Piedade

Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro

Freguesia de Montenegro

Rua Dr. Carlos Paião, Loja P - Montenegro

8700-217 Faro

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

telf. 289 819 550

Horário:
Abertura: 9h00
Encerramento ao público: 17H00
Encerramento de funcionamento: 17H30

Posto CTT:
09h00 - 12h30 / 14h00 - 17h00
Hora de Corte: 16h00

COMUNICAÇÃO DE PROBLEMAS

Por favor comunique o problema que detectou na freguesia.