Imagem Associativismo

Atendendo ao período de emergência que atravessamos, decorrente da situação do Covid19, vimos pelo presente informar que o prazo de candidaturas ao Apoio ao Associativismo do concelho de Faro foi alargado até ao próximo dia 30 de abril de 2020.

Relembramos que o envio deverá ser via e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou por correio para: Praça José Afonso n.º 1, 8000-173 Faro.


A 21ª edição do Torneio de Voleibol "Memorial Carlos João" vai arrancar no próximo dia 09 de março, estando aberto a todo o tipo de equipas, amadoras e profissionais, masculinas e femininas. Os jogos serão realizados na Escola EB 2,3 Joaquim Magalhães, em horário pós-laboral e as finais no Pavilhão Municipal da Penha em Faro.

A prova, que é uma homenagem póstuma ao professor de Educação Física, Carlos João Dias, é organizada pelo Município de Faro, em parceria com a Associação Académica da Universidade do Algarve, através das suas divisões de Desporto.

A iniciativa, que decorre até dia 23 de maio, pretende promover o convívio entre os participantes, bem como sensibilizar e
desenvolver o gosto pela prática da modalidade.

As inscrições para a competição encerram dia 05 de março e o sorteio realiza-se dia 06 de março.

Para mais informações e inscrições:
- Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro (289 870 843; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
- Associação Académica da UALG (289 888 444 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).


O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que até 15 de março deve proceder à limpeza das zonas rurais.

Evite coimas.

Todos somos proteção civil.

Proteja a sua casa dos incêndios rurais. 


O Gabinete de Saúde funciona na sede da Junta de Freguesia, de segunda a sexta-feira, e oferece as seguintes áreas:

NUTRIÇÃO - Adriana Santos

TERAPIA DA FALA - Mathilda Torbeyns

PSICOLOGIA INFANTIL CLÍNICA - Vera Brás

ACUPUNTURA - Miriam Vieira

 

As marcações podem ser efetuadas nos serviços da Junta de Freguesia ou através dos contactos habituais.

 

 


Dia 3 de março pelas 14H00 - Associação de Solidariedade Sócio Cultural de Montenegro.

" Alimentação saudável" é o tema da próxima ação educativa do Projeto " Meia dúzia de conversas".

Participe!

Basta aparecer e participar nesta conversa com os profissionais de saúde que têm bons conselhos para nos transmitir.


Ajude-nos a manter a sua rua limpa.
Sempre que sair com o seu cão, leve consigo um saco para apanhar os dejetos.
Colabore!


A Junta de Freguesia de Montenegro lança I CONCURSO DE MAIOS EM MONTENEGRO.


Ler mais...Junta de Freguesia de Montenegro lança I CONCURSO DE MAIOS EM MONTENEGRO

“Importância do consumo de água na pessoa idosa” foi o tema da 5ª ação educativa do projeto «Meia Dúzia de Conversas» que juntou, no dia 4 de fevereiro de 2020, cerca de 60 participantes, na Associação de Solidariedade Sociocultural da Freguesia de Montenegro, em Faro.

Esta ação foi dinamizada por enfermeiros especializados em Enfermagem Comunitária do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Central e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em colaboração da Junta de Freguesia de Montenegro, da Associação Sociocultural de Montenegro, da GNR e da empresa Municipal responsável pela distribuição de água pública no concelho, FAGAR.

A 6ª ação educativa vai ser “a alimentação saudável” e está marcada para o dia 3 de março no mesmo local.

Este projeto de intervenção comunitária, teve início no dia 1 de outubro de 2019, Dia Internacional do Idoso, e que se inspira no «SNS+Proximidade», conta com a colaboração de vários parceiros e entidades locais para a realização seis ações educativas, entre os meses de outubro de 2019 e março de 2020, com o objetivo de aumentar a participação social de proximidade, a literacia em saúde e o envelhecimento ativo e saudável da população mais idosa de Montenegro, Faro.


Dia 14 de fevereiro, pelas 14H30, na Casa do Povo de Estoi.

Porque namorar não tem idade, vá ao Baile no Dia dos Namorados!


A edição 2020 do Four Oceans vai realizar-se nos dias 1 e 2 de Fevereiro, na Praia de Faro, entre as 08h00 e as 16h00. Trata-se da 1ª etapa do Circuito Regional de Surf do Sul.

Estarão em competição seis categorias: Sub-12, Sub-14, Sub-16 Masculino e Feminino, Sub-18 Masculino e Feminino.

As inscrições devem ser feitas online no site da Federação Portuguesa de Surf e estão abertas de dia 23 a dia 30 de Janeiro. O valor da inscrição é de 20 euros.

Os apoios institucionais vêm da Câmara Municipal de Faro, Junta de Freguesia do Montenegro, Decathlon, Hotel Íbis, WAX RestoBar, Pipeline Surf Shop, SCIAENA, Faro Ocean Experiences. Os media partners são Swell-Algarve e Surftotal.

No primeiro dia de prova (1 de Fevereiro), durante o período da manhã, o Clube Surf Faro e a SCIAENA realizarão uma ação de Limpeza da Praia de Faro, no sentido de sensibilizar a população para a problemática do lixo marinho e a importância de preservar os recursos naturais existentes e recolher o máximo de resíduos deixados no areal da praia.

check in da prova está marcado para as 08h00 do dia 1.



O tema da próxima conversa será "A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA PESSOA IDOSA" e terá lugar no próximo dia 04 de fevereiro, entre as 14H00 e as 15H30, na sede da Associação de Solidariedade Sócio Cultura de Montenegro.

A Dra. Adriana Santos, Nutricionista do Gabinete de Saúde da Junta de Freguesia, irá participar nesta conversa, em parceria com as enfermeiras Graça Dias e Isa Arduan.


A Junta de Freguesia alerta para as recomendações da Direção-Geral de Saúde. Fique atento. Proteja-se.


A Junta de Freguesia de Montenegro estabelece  Acordo Coletivo de Empregador Público com SINTAP, Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos.
 

Jorge Varela e Ana Dias, ambos do Clube Desportivo Areias de São João, foram os vencedores do 5º Cross Ana Dias - Freguesia de Montenegro/EC Travel e do Campeonato Regional de Corta-Mato Curto do Algarve, que decorreu hoje, dia 21 de janeiro, na Quinta do Eucalipto, concelho de Faro, com a participação de mais de 700 atletas em representação de vários clubes da região.

O Presidente da Junta de Freguesia (JF) de Montenegro, Steven Sousa Piedade, realçou a propósito a elevada participação de atletas nesta competição, nomeadamente no que diz respeito ao número de inscritos, que quase duplicou comparativamente à edição anterior.

“Trata-se de uma prova que regista uma importância cada vez maior no âmbito do atletismo regional e que contribui também, de forma decisiva, para a projeção da modalidade junto das camadas mais jovens, garantindo assim o surgimento de novos valores e a permanência do Algarve nas altas competições nacionais e internacionais”, referiu o Autarca.

Com uma extensão de 1550 metros, a prova decorreu num dos percursos mais emblemáticos da Freguesia de Montenegro, em plena zona do Parque Natural da Ria Formosa, tendo terminado com o Clube Desportivo Areias de São João em grande destaque.

Para além de Ana Dias e Jorge Varela, o clube algarvio colocou no segundo lugar do pódio os atletas Liliana Veríssimo, em femininos e Manuel Ferraz, na prova de masculinos. Maria Bernardo, do Clube Oriental de Pechão, cortou a meta em terceiro lugar na competição feminina, enquanto na masculina foi Mussa Djau, da Associação Académica da Bela Vista, a alcançar a terceira posição.
Após a entrega de prémios, Steven Sousa Piedade salientou ainda as condições privilegiadas desta zona protegida para a prática desportiva, tanto ao nível de competições oficiais como num ambiente de lazer.

“A freguesia de Montenegro oferece condições extraordinárias para o desporto, área em que estamos fortemente empenhados, no sentido de dinamizar cada vez mais modalidades e atrair praticantes de todas as idades, implementando assim hábitos de vida mais saudáveis”, sublinhou Steven Sousa Piedade.

O 5º Cross Ana Dias - Freguesia de Montenegro/EC Travel e Campeonato Regional de Corta-Mato Curto do Algarve foi organizado em parceria pela JF de Montenegro e a Associação de Atletismo do Algarve.

Montenegro, 21 de Janeiro de 2018

Créditos foto: Candeias

 

festa solidaria 2017 quimbarreirosA primeira noite foi de grande sucesso, com a presença de Quim Barreiros, que encheu por completo a área reservada à festa.

A Junta de Freguesia de Montenegro alargou a oferta de produtos, sendo que este ano há Street Food, Sushi Yama e Porco no Espeto.

Steven Sousa Piedade, Presidente da Junta de Freguesia, referiu ao Algarve Primeiro que pretende "que esta Festa seja um ponto de encontro, onde as pessoas se divirtam, onde tenham vários centros de interesse e, muitos motivos para passarem duas noites nas ruas de Montenegro".

A habitual sardinhada solidária que decorre este sábado, também tem novidades este ano, "uma vez que, vamos manter a troca de produtos que se criou em torno desta festa solidária, mas dando primazia a donativos monetários".

O Autarca realçou que, "a Associação Sócio-Cultural Amigos de Montenegro está a passar por sérias dificuldades financeiras, pelo que será esta a instituição para quem os donativos vão reverter na totalidade".

Assim, "no recinto haverá uma tômbola onde as pessoas podem fazer o seu donativo. No final da festa, o montante será entregue à referida associação".

O evento conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Faro, sendo que todos os custos inerentes ao certame são suportados pela Junta de Freguesia de Montenegro.

O cartaz do passado sábado dia 24:

18h00 - Abertura

18h30 - Sardinhada + Espetáculo com Tony das Favelas

20h00 - Marcha da Bordeira

21h30 - Festival de Folclore


ilha faro bibliotecaUma biblioteca vai funcionar na Praia de Faro, de 3 de Julho a 31 de Agosto, com um «conjunto diversificado de livros, jornais e revistas para consulta gratuita».

Segundo a Câmara de Faro, também será possível aceder à internet, via wi-fi, e fazer um empréstimo domiciliário de um livro, durante cinco dias, com possibilidade de renovação. Para utilização de qualquer destes serviços não será necessário ter cartão de leitor da Biblioteca.

Este projeto é uma parceria com a Junta de Freguesia do Montenegro e conta também com a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que terá dois voluntários do Programa Ocupação de Tempos Livres – longa duração, que irão dinamizar o espaço durante o seu período de funcionamento.

A Biblioteca vai funcionar no Gabinete da Junta de Freguesia do Montenegro, junto à ponte, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.


oferta hertzTemos que agradecer à HERTZ a oferta, à Freguesia de Montenegro, de 44 bancos para crianças (automóvel).
Este equipamento ficará sob a responsabilidade da Loja Solidária Formosa que fará a sua gestão para ajudar famílias carenciadas.
A nossa Freguesia conta com empresas com responsabilidade social o que muito nos honra!
Obrigada HERTZ!


infantis sub13 2016 2017O Presidente da Junta de Freguesia, Steven Sousa Piedade, e o seu Executivo apresentam as mais sinceras felicitações à equipa, do Clube Desportivo Montenegro, que se sagrou Campeã do Algarve de Infantis Sub13 - Futsal de Sete - 2016/2017.

Saúda os novos Campeões e enaltece o trabalho com que no dia a dia, com empenhado esforço, dedicação, determinação e muito sacrifício, estes pequenos atletas se dedicam à modalidade.

Saudamos também a equipa técnica, treinadores, o Clube Desportivo Montenegro, as famílias e amigos e ainda todos os que, no dia a dia, contribuem para a formação pessoal e desportiva das equipas, nos seus vários escalões.

Em breve, a Junta de Freguesia de Montenegro, em parceria com o Clube Desportivo Montenegro, encontrarão o momento certo para, com dignidade e elevação, homenagear os nossos jovens Campeões.

Força Campeões!

 

 

 

 

 

 

 

Foto de: Rui Rodrigues


sofia nunes

O Presidente da Junta de Freguesia, Steven Sousa Piedade, e o seu Executivo apresentam parabéns à Sofia Nunes, jovem atleta da nossa Freguesia, pelo Prémio de Melhor Jogadora de Futebol do Ano 2017.

Pela dedicação, esforço, trabalho e determinação, a Sofia é um exemplo e um orgulho para todos nós.

Os nossos parabéns também são dirigidos à família, aos treinadores, fisioterapeutas, colegas, amigos e a todos os que contribuem, no dia a dia, para a sua formação pessoal e desportiva!


pesar fogosO Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro Steven Sousa Piedade, em seu nome e em nome do Executivo, manifesta as mais profundas condolências às famílias afetadas pelos terríveis incêndios que estão a assolar Pedrógão Grande e zonas envolventes.

Às gentes de Pedrógão Grande, seus autarcas, bombeiras e bombeiros que colocam em risco a sua vida em prol do próximo, e a todos os que estão empenhados na tentativa de minimizar os efeitos trágicos deste brutal incêndio que tanta dor tem provocado, manifesto total solidariedade e profundo pesar.

Envia, ainda, este Executivo, um sentido e enorme abraço de solidariedade às famílias afetadas, a todos os bombeiros que se encontram a combater nas frentes de fogo e a defender as populações afetadas bem como aos colegas autarcas.


O Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, Steven Sousa Piedade, apresenta um sentido voto de pesar pelo falecimento do Dr. José Santos Pereira, fundador e presidente da Associação Oncológica do Algarve, ocorrida hoje na sequência de uma paragem cardíaca.


Ler mais...Voto de pesar pelo falecimento do Dr. Santos Pereira

Montenegro Solidário com os que mais precisam volta a dinamizar Campanha de Recolha de Alimentos.


Ler mais...Campanha de Recolha de Alimentos

Com o propósito de aumentar a segurança junto das escola na Freguesia estamos a colocar sinalética horizontal nas artérias junto da EBI/JI de Montenegro, da EB2+3 e da Escola Antiga de Montenegro.


Ler mais...SINALÉTICA HORIZONTAL

Anunciamos o vencedor do Concurso de Montras de Natal 2016, realizado em Montenegro.

Ao concurso apresentaram-se 7 estabelecimentos comerciais com montras muito bem decoradas e que contribuíram para criar um verdadeiro ambiente natalício na Freguesia de Montenegro.
A todos apresentamos os nossos parabéns pelo bom gosto e o nosso obrigada pelo empenho e pela participação.


Ler mais...Farmácia Assunção vence Concurso de Montras de Natal 2016, em Montenegro

O projecto “Junta Amiga” tem por base o apoio a idosos, não institucionalizados, na resolução de pequenos arranjos nas habitações, acompanhamento nas suas deslocações,  divulgação de programas com especial interesse social (Programa Transporte Solidário, Distribuição de bens alimentares, e outros).


Ler mais...Junta Amiga

CONTACTOS RÁPIDOS


Steven Sousa Piedade

Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro

Freguesia de Montenegro

Rua Dr. Carlos Paião, Loja P - Montenegro

8700-217 Faro

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

telf. 289 819 550

Horário:
Abertura: 9h00
Encerramento ao público: 17H00
Encerramento de funcionamento: 17H30

Posto CTT:
09h00 - 12h30 / 14h00 - 17h00
Hora de Corte: 16h00

COMUNICAÇÃO DE PROBLEMAS

Por favor comunique o problema que detectou na freguesia.