A Rede Social de Faro (CLASF) vem pelo presente divulgar que se encontram abertas as candidaturas à Porta 65 Jovem (Incentivo a jovens arrendatários), de 15 de setembro a 2 de outubro de 2020.

Toda a informação abaixo encontra-se disponível online em: https://www.portaldahabitacao.pt/web/guest/porta-65-jovem

O Programa Porta 65 - Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolado, constituídos em agregados ou em coabitação que tem como objetivo regular os incentivos aos/às jovens arrendatários/as,
estimulando:
- Estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos/as, em família ou em coabitação jovem;
- A reabilitação de áreas urbanas degradadas;
- A dinamização do mercado de arrendamento.

Este programa apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.

Destina-se a jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos (no caso de um casal de jovens, um dos elementos pode ter 36 anos, o outro elemento 34 anos, no máximo) que reúnam as seguintes condições:
- Sejam titulares de um contrato de arrendamento para habitação permanente;
- Não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação;
- Nenhum/a dos/as jovens membros do agregado seja proprietário/a ou arrendatário/a para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional;
- Nenhum dos/as jovens membros do agregado seja parente ou afim do
senhorio/a.

Candidatura:
A candidatura é realizada no Portal da Habitação https://www.portaldahabitacao.pt

Dados necessários:
- Número de Identificação Fiscal (NIF);
- Data de nascimento;
- Estado civil;
- Profissão;
- Artigo e fração da matriz do imóvel arrendado;
- Data de celebração do contrato;
- Valor da renda mensal;
- Tipologia da habitação arrendada;
- NIB de conta bancária;
- Número de Identificação de Segurança Social (NISS);
- Percentagem de grau de incapacidade (em casos especiais);
- Possuir conta de e-mail.

Documentos necessários:
- Contrato de arrendamento ou contrato-promessa de arrendamento;
- Último recibo de renda ou outro comprovativo do seu pagamento;
- Documentos de identificação (BI ou CC, Certidão de Nascimento) do agregado jovem;
- Comprovativos dos rendimentos;
- Comprovativos dos rendimentos dos ascendentes (facultativo);
- Comprovativo do grau de deficiência (caso exista);
- Comprovativo de localização especial (caso exista).

Informações e apoio:

IPDJ (Lojas Ponto JA)
- Linha da Juventude 800 20 30 50 (dias úteis) das 9h00 às 17h00;
- Presencialmente nas Lojas Ponto JA. (IPDJ Faro: 289 891 820 |  )

Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU): http://www.ihru.pt
- Através do 808 100 065 (dias úteis) das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h00;
- Presencialmente (dias úteis) das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h00;
- E-mail:

Para mais informações, pode ser útil a consulta do link abaixo com as habituais perguntas e respostas sobre o Porta 65-Jovem: http://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/home/perguntas_respostas_porta65_jovem.html


2020 09 25 corte luz edp montenegro


21/09/2020 - 18h45

 

22/09/2020 - 15h

  • Assinatura da Consignação da Obra da Ciclovia da Av. Calouste Gulbenkian - com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora Sophie Matias, o Arquiteto responsável pelo projeto e o empreiteiro da obra. Local: junto à rotunda do Estabelecimento Prisional de Faro.

22/09/2020 - 21h30

  • "À Conversa sobre Mobilidade Ligeira" - à qual poderão assistir pessoalmente no Espaço Quintalão. Em anexo o cartaz de divulgação.

2020 09 21 Cartaz Debate Emissoes Zero Mobilidade para Todos

2020 09 21 Programa Debate Emissoes Zero Mobilidade para Todos


O Município de Faro volta a participa em pleno na semana europeia da mobilidade que este ano se celebra sob o mote “Emissões Zero – Mobilidade para todos” com o objetivo de promover uma mobilidade urbana limpa, sustentável e sem emissões de gases nocivos. Faro inicia as suas atividades a 19 de setembro num programa que termina a 22 de setembro – O Dia Mundial Sem Carros.

A participação do Município traduz-se em duas vertentes: a realização de iniciativas ao longo de 4 dias e a organização do Dia Mundial Sem Carros, no dia 22, terça-feira, que culmina com uma conversa sobre mobilidade sustentável com início às 21h30 no espaço Quintalão e que terá transmissão online nas redes sociais do Município.

Este evento prevê o fecho de um perímetro de várias ruas ao trânsito automóvel, nomeadamente na zona da Vila Adentro e baixa da cidade. No âmbito da iniciativa serão ainda realizadas ações promocionais relacionadas com a mobilidade sustentável, que serão levadas a cabo pelos vários parceiros envolvidos no projeto distribuídos pelas várias zonas onde irão decorrer as atividades.

Na área do Jardim Manuel Bivar, estarão representados:

- O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa com o projeto Bike Me onde se pretende fundamentalmente dar a conhecer o projeto e fazer a recolha de bicicletas usadas, ferramentas e materiais para apetrechamento da oficina de bicicletas apelando-se para a dádiva destes materiais;

- Stand expositivo da Ampere Ride – Scooters e motos Elétricas;

- A Universidade do Algarve com o projeto Eco Bike;

- A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) com um stand de divulgação e promoção, oferta de seguro anual e inscrição na federação caso venha de bicicleta ao local onde decorre a Semana Europeia da Mobilidade;

- Algarve By Segway com a cedência gratuita de segways.

No espaço Quintalão:

- No dia 20 de setembro teremos uma Sessão de Cinema ao Ar-Livre com o apoio da Associação Faro 1540 onde poderemos visionar o documentário “Why We Cycle?”

- Para encerrar as atividades este espaço acolhe no dia 22 de setembro às 21h30 uma conversa sobre “Mobilidade Sustentável” onde teremos como moderador o Prof. Francisco Soares, Presidente do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa; como convidados contamos com representantes das seguintes entidades/associações: Câmara Municipal de Faro; Administração Regional de Saúde; da Próximo; Faro a Pedalar; Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e do grupo informal Pegadas à 4ª.

Além destas atividades serão também elaboradas ações de participação e consulta online, como um mobi paper cultural e um questionário de auscultação da população jovem sobre a mobilidade.

É também intenção a realização de outras ações de caráter informativo com a realização de pequenos vídeos sobre os projetos das entidades parceiras e do Município de Faro, para veiculação nas redes sociais.

Estão também previstas ações de sensibilização teatral que irão abordar as regras de condução de velocípedes e que serão dirigidas aos condutores e transeuntes da cidade.

A Associação Faro a Pedalar ficará responsável por dinamizar dois ciclo-passeios citadinos com um percurso de 10 km cada e o projeto Faro a Andar, dinamizado pela Câmara Municipal, ficará responsável pela caminhada. Estas atividades obrigam a inscrições prévias e decorrem mediante todas as orientações da Direcção Geral de Saúde.

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa irá promover os percursos cicláveis para a Escola EB 2 3 Neves Júnior e irá fazer a inauguração da Oficina de Bicicletas, também no contexto das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade. Esta oficina estará também ao serviço de toda a comunidade.

No Dia Mundial Sem Carros, a 22 de setembro, a Câmara Municipal irá ainda assinar pelas 15h00 a consignação da obra da Ciclovia entre a Avenida Calouste Gulbenkian (junto ao Estabelecimento Prisional) e a Rotunda dos Bombeiros de Faro.

São ainda parceiros desta iniciativa a Polícia de Segurança Pública de Faro e a Próximo.

CONSULTE O PROGRAMA COMPLETO AQUI


Saiba mais em: http://op.cm-faro.pt


Após uma primeira fase de auscultação, apresentamos agora a primeira proposta de Plano Estratégico para a Cultura de Faro e convidamos novamente todos os interessados a participar.

Conheça esta proposta e dê o seu contributo.

 

2020 08 28 participe PECF 
2020 08 28 consulte PECF 

PARTICIPE ONLINE
Aceda à proposta de Plano Estratégico para a Cultura de Faro no website do Município e utilize o formulário facultado para nos fazer chegar a sua opinião.

Aceda Aqui »»

 

CONSULTE A PROPOSTA
Consulte a proposta de Plano Estratégico para a Cultura de Faro na sua Junta de Freguesia ou na Divisão de Cultura do Município.

Locais Aqui »»


Consulte também:

  1. Recomendações gerais para a prevenção da COVID-19
  2. Recomendações gerais para o calor.
  3. Recomendações exposição ao fumo de incêndios

 Mais informação pode ser obtida na página da Direção-Geral da Saúde ou através do SNS24, 808 24 24 24.


Com o objetivo de apresentar a proposta de Plano Estratégico para a Cultura de Faro, oferecer esclarecimentos sobre a mesma e acima de tudo reunir os contributos de todos os interessados, vamos realizar  no próximo dia 10 Agosto | Segunda-Feira, pelas  21h00 , na  Escola JI, EB 1, 2 e 3 de Montenegro uma Sessão de Esclarecimentos e Participação.

 Estas sessões são descentralizadas com o objetivo de quebrar a barreira do distanciamento com as comunidades menos centrais, mas não são especificamente dirigidas aos respetivos fregueses. Pretende-se que haja intercâmbio e por isso as pessoas são desafiadas a inscreverem-se nas sessões fora da sua residência.  Pelo que se não reside no Montenegro esta é uma excelente oportunidade para nos visitar. 

Tendo em conta o atual momento de pandemia que vivemos, o número de participantes é limitado pelo que a inscrição nestas sessões é obrigatória.   

Inscrições Aqui

 

2020 ApresentacaoPlanoEstrategicoParaCulturaFaro montenegro1

 

2020 ApresentacaoPlanoEstrategicoParaCulturaFaro montenegro2

 

2020 faro2027 pecf promocao sessoes participacao

 


O Troféu Português do Voluntariado é atribuído anualmente pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), mediante candidatura apresentada por organizações privadas com ou sem fins lucrativos, legalmente constituídas e sediadas em território nacional, e entidades públicas nacionais, e tem como finalidades homenagear o trabalho dos voluntários e incentivar a prática do voluntariado.As candidaturas para a 12.ª Edição do Troféu Português do Voluntariado decorrem entre 1 de agosto e 15 de setembro de 2020, respeitando o Regulamento do Troféu. Para conhecer o regulamento e fazer a candidatura deve aceder a  www.convoluntariado.pt/post/troféu-português-do-voluntariado.

As candidaturas são apresentadas exclusivamente através de formulário digital e serão analisadas por um Júri independente, sendo os vencedores anunciados no Dia Internacional dos Voluntários, dia 5 de Dezembro. Este ano o evento de anúncio de vencedores ficará condicionado à evolução da pandemia.

Entre os objetivos do Troféu Português do Voluntariado destacam-se:

  • Promover o voluntariado como exercício de cidadania ativa, de solidariedade e de dádiva, na construção do bem comum;
  • Valorizar o voluntariado que contribua para a melhoria das condições de vida nas comunidades;
  • Divulgar boas práticas de voluntariado para potenciar a sua replicação e/ou a realização de novos projetos de voluntariado.

O prémio consta de um troféu, acompanhado de um certificado emitido no nome do vencedor. A organização proponente receberá também um certificado, mencionando o nome do projeto associado ao(s) vencedor(es).    

Contamos com o Vosso apoio na promoção, valorização e reconhecimento do trabalho dos voluntários a nível nacional.


Consulte o Risco de Incêndio Rural para o dia de hoje e as previsões para os próximos dois dias para os concelhos selecionados no seu registo.

  

 

 


Siga as regras e desfrute do verão em segurança.


Associação Oncológica do Algarve (AOA), IPSS, de Utilidade Pública e com fins de saúde para dar continuidade ao seu trabalho e missão: lutar contra o cancro e apoiar o doente oncológico e familiares, conta com o importante apoio da comunidade.  

Neste sentido foi criado o “Formulário #SolidariedadeAOA”, com o objetivo de angariar donativos a favor desta causa solidária e que é de todos nós.  

Aceda ao formulário de #SolidariedadeAOA: https://forms.gle/HMpyhQfwg9pJ1ZeJ6

Através do formulário poderam adquirir os "Kits Solidários" com vários escalões - consoante o donativo feito à Instituição. 

Esses kits são constituídos por merchandising AOA, como por exemplo T-shirts, bonés e sacos-mochilas de eventos que já aconteceram, bem como porta-chaves, pulseiras, pins AOA, entre outros.

A Junta de Freguesia associa-se a esta acção. Apoie a Associação Oncológica do Algarve (AOA) adquirindo os kits !!!


Imagem Faro Protege

A Câmara Municipal, em parceria com Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (Acral), Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro (Associação Comércio da Baixa), Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA) e a Associação Cultural e Ativista da Baixa de Faro (OCAB) está a desenvolver um conjunto de iniciativas com o objetivo de devolver aos consumidores a confiança para frequentar o comércio tradicional e restauração do concelho.

Além de estarmos a acompanhar com atenção a retoma da atividade iremos disponibilizar a todos os estabelecimentos aderentes um equipamento com dispensador de gel para uma correta higienização das mãos. Sendo esta medida como uma das práticas a adotar com melhores resultados no controle e não disseminação da Covid-19 é essencial que todos os estabelecimentos possam oferecer esta segurança a todos os clientes.

Em caso de dúvidas poderá obter mais esclarecimentos através da Linha de Apoio Faro – Covid 19 – 800 219 019, a funcionar nos dias úteis das 09h00 às 17h00, ou junto das associações envolvidas (no caso de ser associado de alguma delas).

Assim, se estiver interessado em receber este equipamento deverá formalizar o interesse através do formulário abaixo e declarar que aceita as regras de receção do equipamento aqui definidas.

Consulte: https://bit.ly/FaroProtege

 


A Câmara Municipal de Faro tem em funcionamento desde o dia 3 de abril uma LINHA DE APOIO FARO - COVID 19, que funciona todos os dias das 09h às 21 horas. O número para o qual podem ligar é o 800 219 019 e a chamada é gratuita.

Esta linha de apoio tem como objetivo partilhar informação particularmente útil nesta fase difícil com que nos deparamos com todos aqueles que nos procurarem.


Atendendo à necessidade de isolamento social, imposto pela situação atípica que vivemos, a Farmácia da Penha adaptou este serviço de forma a que a sua elevada procura possa ser satisfeita sem colocar em risco a segurança dos nossos clientes e dos nossos colaboradores, bem como proteger todos os cidadãos, contribuindo para impedir a propagação da COVID-19. 

Não se trata de vendas on-line, mas de reservas/encomendas, com possibilidade de entrega ao domicílio, para evitar a sua deslocação à farmácia.

Para podermos satisfazer o maior número de pedidos, apelamos a que a sua encomenda seja planeada, fazendo uma lista de medicamentos e produtos de saúde necessários para um mês.

Este serviço é prestado por profissionais habilitados e sob a supervisão de um farmacêutico, ao abrigo do Dec. Lei nº 307/2007 de 31/08/2007.

Assim, foram instituídas as seguintes medidas, com entrada em vigor a partir de dia 24 de março e por um período de 3 meses.

1. Pedido:

Todos os dias da semana, usando uma das seguintes opções:

E-mail:  (deve enviar o seu NIF para efeitos de faturação),
Telefone nº 289 803 022, das 9:00h às 19:00h,
No Website da Farmácia da Penha, em “Reservar / Entrega ao Domicílio”, 24h por dia, onde, para facilitar a sua reserva, terá acesso às diversas formas de apresentação dos medicamentos sujeitos e não sujeitos a receita médica.

     

2. Pagamento:

Após efetuar a sua reserva/encomenda, será contactado para informação do valor a pagar.

Por questões de segurança, para evitar o contacto entre as pessoas, o pagamento da sua encomenda deverá ser efetuado, por referência MB, que lhe será fornecida posteriormente, ou MBway. A entrega será efetuada depois da confirmação do pagamento,
Em numerário ou MB, aquando da entrega, caso não seja possível de outra forma.

3. Entregas:

  • Todos os dias da semana, dentro do concelho de Faro,
  • No próprio dia, para as encomendas efetuadas até às 16:00h,
  • No dia seguinte, para encomendas efetuadas depois das 16:00h.

    

4. Custo:

  • Distâncias até 10Km da Farmácia da Penha> Gratuito
  • Restantes localidades do concelho > 5€

5. Produtos:

  • Medicamentos sujeitos a receita médica,
  • Medicamentos não sujeitos a receita médica,
  • Artigos de puericultura,
  • Artigos de dermocosmética,
  • Acessórios,
  • Outros produtos em stock.

AJUDA ALIMENTAR CHEGA A FAMÍLIAS CARENCIADAS

Num momento em que os portugueses estão a passar pela maior provação de que há memória, intensificam-se as dificuldades em alguns lares. A Junta de Freguesia de Montenegro, o Mar Shopping, o Pingo Doce e a Prosegur iniciaram uma parceria que permite levar ajuda alimentar aos agregados mais carenciados, nesta fase crítica em que as nossas vidas ficaram em suspenso, devido ao COVD - 19.

Estarmos atentos aos nossos familiares, amigos, colegas, vizinhos, é determinante para que juntos consigamos vencer a longa batalha que temos pela frente. Está nas nossas mãos ajudar os que mais precisam, para que ninguém fique para trás.

Nunca o espírito de solidariedade foi tão posto à prova como está a ser agora.

Fique atento! Se precisar, fale connosco!


A Fagar apelou ontem à população de Faro para não abandonar o lixo na via pública e depositar corretamente os seus resíduos nos contentores, de forma a evitar problemas de higiene e risco para a saúde pública.

“As nossas equipas de recolha de resíduos têm-se deparado com a deposição de sacos de lixo junto aos contentores, verificando que os contentores se encontram com capacidade disponível”, revela a empresa municipal farense.

A deposição no chão, na envolvente do contentor, “contribui para promover a sujidade do espaço público e coloca sérios problemas de higiene e de risco para a saúde pública, precisamente num momento em que a higiene é decisiva”, frisa a Fagar.

A empresa apela ao civismo e ao bom senso dos cidadãos, sublinhando ser “obrigatória” a deposição dos sacos dentro dos contentores.

“Não abandone o lixo na via pública”, salienta a Fagar, recordando que existe um serviço de recolha de monos e verdes ao domicílio, que pode ser agendado através do contacto 289860900.


Informamos os pensionistas que o balcão CTT da Junta de Freguesia de Montenegro irá funcionar entre os dias 1 e 17 de abril, para pagamento de vales de pensões, seguindo as normas do Plano de Contingência aprovado para os serviços.

Assim, se precisar de levantar a sua pensão, contacte a Junta de Freguesia e marque o dia e hora do seu atendimento. O funcionário pedir-lhe-á a informação necessária e agendará o atendimento presencial, para entrega da pensão.

Contacte-nos através dos telefones:

289 819550 ou 910004865

Das 9H30 às 13H00

Junta de Freguesia de Montenegro
Rua Dr. Carlos Paião, Loja P
8805 - 217 Faro


Imagem Associativismo

Atendendo ao período de emergência que atravessamos, decorrente da situação do Covid19, vimos pelo presente informar que o prazo de candidaturas ao Apoio ao Associativismo do concelho de Faro foi alargado até ao próximo dia 30 de abril de 2020.

Relembramos que o envio deverá ser via e-mail para ou por correio para: Praça José Afonso n.º 1, 8000-173 Faro.


Imagem Logo ALGAR

PREVENIR COVID19

Para a prevenção do COVID-19

NOVOS CUIDADOS NA DEPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS

Durante o combate à pandemia a Algar S.A. apela à população para que todos cumpram novas regras no manuseamento do lixo doméstico:

1 - Se tiver, na sua família pessoas infetadas (ou com essa suspeita) lembre-se que os seus resíduos também podem estar infetados. Nesse caso deverá:

  • Colocar os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade – não encher totalmente os sacos;
  • Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e este deve ser depositado no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados).
  • Os sacos devem ser sempre colocados dentro do contentor – não deixe o saco no chão. Se estiver cheio, coloque no contentor mais próximo ou utilize quando estiver disponível.

2 - Para além disso, as máscaras, luvas e lenços devem ser sempre colocados no contentor do lixo comum.

Os trabalhadores da Algar continuam todos os dias a contribuir para a limpeza das nossas ruas, através da recolha seletiva, e a garantir o tratamento dos nossos resíduos. A melhor forma de lhes agradecer é partilhar e cumprir estas regras e ser compreensivo para com as adaptações à recolha que o seu município e a Algar poderão ter de fazer.

Sobre a Algar

A Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. é a entidade responsável no Algarve por assegurar o tratamento e valorização de resíduos urbanos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

O sistema de tratamento e valorização de resíduos da Algar integra as seguintes atividades: Recolha Seletiva; Transferência de Resíduos; Triagem de Materiais Recicláveis; Aproveitamento Energético do Biogás produzido em Aterro Sanitário; Compostagem de Resíduos Verdes e o Tratamento em Aterro Sanitário dos resíduos sólidos urbanos entregues pelos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Anualmente a empresa valoriza e trata mais de 400 mil toneladas de resíduos urbanos, servindo uma população de cerca de 440 mil pessoas distribuídas por 16 municípios.


Imagem Balcão CTT

Informamos os pensionistas que o balcão CTT da Junta de Freguesia de Montenegro irá funcionar entre os dias 7 e 17 de abril, para pagamento de vales de pensões, seguindo as normas do Plano de Contingência aprovado para os serviços. 

Assim, se precisar de levantar a sua pensão, contacte a Junta de Freguesia e marque o dia e hora do seu atendimento.

O funcionário pedir-lhe-á a informação necessária e agendará o atendimento presencial, para entrega da pensão. 

Contacte-nos através dos telefones:  289 819550 ou 910004865 

Das 9H30 às 13H00 

Junta de Freguesia de Montenegro

Rua Dr. Carlos Paião, Loja P

8805 - 217 Faro


Informamos os idosos que precisem de fazer Prova de Vida, para efeitos de reformas provenientes do estrangeiro, que não precisam de se deslocar à Junta de Freguesia para tratar do processo.

Basta telefonar e será feita a adequada articulação entre os funcionários da Junta de Freguesia e o idoso para que o documento seja emitido na data em que precisa.

Ajude-nos a passar a palavra na comunidade. Avise os idosos da sua família, amigos ou vizinhos.

Fique em casa! Ligue-nos e nós iremos ter consigo!

Contacte-nos através dos telefones:

289 819550 ou 910004865

Das 9H30 às 13H00

Junta de Freguesia de Montenegro
Rua Dr. Carlos Paião, Loja P
8805 - 217 Faro


POSTO CTT – Balcão de Montenegro

Horário: 09h00 - 12h30 e das 14h00 - 17h00

Contacto: 289 114 599

Para tratar de assuntos relacionados com serviços gerais dos CTT, contacte a Linha de Apoio: 707 262 626


#Faro regista hoje mais um caso de um doente infetado com COVID-19, em consequência do novo Coronavírus. Trata-se de um munícipe farense, residente no nosso concelho.

Apesar dos perigos, muitos cafés, bares e outros estabelecimentos que possibilitam contacto social, continuam abertos, alguns deles sem observar as mais elementares regras de segurança e prevenção profilática.

📢 O Município faz um #apelo muito sério aos proprietários de bares e cafés e de estabelecimentos não essenciais do setor não alimentar, no sentido de encerrarem as portas, protegendo-se a si e aos seus clientes.

A hora é grave. Todos devemos fazer o que se espera de cada um nós.


Faça as suas compras sem precisar de sair de casa!

📢 Sistema de Entregas ao domicílio já disponível❗️

Vamos ajudá-lo/a a adquirir produtos alimentares, de higiene e farmácia sem sair de casa.

Município de Faro disponibiliza um conjunto de soluções com vista ao seu bem-estar durante este período de contenção do foco do COVID-19 em que é imperativo não sair de casa.

📲 Saiba mais e faça já a sua encomenda em: https://bit.ly/EntregasDomicilioFaro


Com o objetivo de reduzir a exposição de pessoas idosas ou doentes crónicos ao risco de contrair à COVID -19, a Junta de Freguesia de Montenegro informa:

Se tem mais de 70 anos ou é doente crónico, em situação de isolamento social e ausência de rede de suporte familiar, contacte-nos e nós ajudaremos no que for preciso.

- Precisa de medicamentos?
- Precisa de fazer compras no supermercado?
- Precisa de tratar de um assunto urgente?
- Precisa de ajuda alimentar?

Contacte-nos através dos telefones: 289 819550 ou 910004865

Das 9H30 às 13H00

Junta de Freguesia de Montenegro
Rua Dr. Carlos Paião, Loja P
8805 - 217 Faro


Conheça as medidas excessionais de resposta ao COVD-19.

 

2020 COVID19 EstamosON


Atendendo à grave crise que estamos a viver, em consequência da pandemia provocada pelo COVD -19, lamentamos informar que, a partir de hoje, dia 19/03/2020, deixa de haver atendimento presencial nos serviços da Junta de Freguesia de Montenegro, sendo garantidos os serviços mínimos.

Assim, para tratar de assuntos urgentes, estamos disponíveis através de atendimento telefónico ou meios digitais e, sempre que necessário, será agendada uma reunião.

Todos os assuntos relacionados com CTT passam para a loja do Largo do Carmo, em Faro.

FIQUE EM CASA! Contacte-nos se precisar de ajuda.


ATESTADOS PODEM SER TRATADOS ON-LINE

A partir de segunda -feira, dia 16 de março, contacte-nos e saiba como pode obter o atestado que precisa, sem sair de casa.

Os nossos colaboradores dar-lhe -ão as indicações para fazer o requerimento sem que, para isso, tenha que se deslocar à Junta de Freguesia.

O seu atestado será tratado com brevidade e só precisará de o levantar, no dia e hora a combinar.


Saiba o que são contatos próximos. Bastam alguns gestos simples para se proteger e proteger os outros da COVID-19.

corona cartaz 0

corona cartaz 1

corona cartaz 2

corona cartaz 3

corona cartaz 4

corona cartaz 5

corona cartaz 6

corona cartaz 7

corona cartaz 8


FIQUE EM CASA, para seu bem e da sua comunidade!

Siga as recomendações da Direção Geral de Saúde, mantendo-se em casa sempre que possível, só saindo para tratar de assuntos de primeira necessidade.
Aproveite para tratar de si e para estar com a sua família.
Mantenha a comunicação com os seus amigos através das redes sociais, assim nunca se sentirá só.

Visite: https://covid19.min-saude.pt

 

Aos nossos munícipes, pedimos, encarecidamente, que evitem as deslocações presenciais, à Junta de Freguesia.

Em alternativa, poderão contactar-nos por telefone ou e-mail, e serão atendidos pelo funcionários que tudo farão para atender às situações urgentes.

Contactos da Junta de Freguesia de Montenegro:
e-mail:
Telefones: 289 819 550

 

 


A Junta de Freguesia de Montenegro ativa Plano de Contingência COVID-19.

A Junta de Freguesia de Montenegro ativou o Plano de Contingência COVID 19, aprovado no passado dia 09 de março, e que contempla medidas dirigidas ao funcionamento interno/ funcionários e ao público.
Preocupados com a gravidade da situação, e por forma a dar o seu contributo para a redução da propagação do COVID 19, hoje foram implementadas medidas de proteção e de prevenção, nos balcões da Junta de Freguesia e CTT, por forma a salvaguardar um atendimento seguro, a utentes e funcionários.

Aos nossos fregueses agradecemos a compreensão.

Encontram-se assim ativas as seguintes medidas:

- Permanência de apenas 3 pessoas na área de atendimento;
- Manter uma distância preventiva de 1 metro entre pessoas;
- Restrições ao nível do contacto direto com os funcionários;
- Disponibilização de gel desinfetante a funcionários e
utentes;
- Exposição de cartazes e de folhetos informativos;
- Cuidados de desinfeção de mobiliário e equipamentos ao
longo do dia;
- Informação e conselhamento aos nossos utentes;

Foram ainda cancelados eventos, feiras e reuniões;

Certos da compreensão dos nossos fregueses, apelamos a que cada um cuide de si, na ceteza de que só assim estaremos a cuidar da nossa comunidade.

Siga os conselhos da DGS e aplique as medidas de prevenção e salvaguarda individuias, com particular atenção para a higienização e recato social.



A lavagem correta das mãos, várias vezes, ao longo do dia, deve ser praticada por cada um de nós, para nossa proteção e dos outros. Neste folheto podemos observar a forma correta de o fazer.

A forma correta de colocar a máscara é também aqui demonstrada.
Observe e cumpra as orientações do folheto.


A 21ª edição do Torneio de Voleibol "Memorial Carlos João" vai arrancar no próximo dia 09 de março, estando aberto a todo o tipo de equipas, amadoras e profissionais, masculinas e femininas. Os jogos serão realizados na Escola EB 2,3 Joaquim Magalhães, em horário pós-laboral e as finais no Pavilhão Municipal da Penha em Faro.

A prova, que é uma homenagem póstuma ao professor de Educação Física, Carlos João Dias, é organizada pelo Município de Faro, em parceria com a Associação Académica da Universidade do Algarve, através das suas divisões de Desporto.

A iniciativa, que decorre até dia 23 de maio, pretende promover o convívio entre os participantes, bem como sensibilizar e
desenvolver o gosto pela prática da modalidade.

As inscrições para a competição encerram dia 05 de março e o sorteio realiza-se dia 06 de março.

Para mais informações e inscrições:
- Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro (289 870 843; )
- Associação Académica da UALG (289 888 444 ou ).


O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que até 15 de março deve proceder à limpeza das zonas rurais.

Evite coimas.

Todos somos proteção civil.

Proteja a sua casa dos incêndios rurais. 


O Gabinete de Saúde funciona na sede da Junta de Freguesia, de segunda a sexta-feira, e oferece as seguintes áreas:

NUTRIÇÃO - Adriana Santos

TERAPIA DA FALA - Mathilda Torbeyns

PSICOLOGIA INFANTIL CLÍNICA - Vera Brás

ACUPUNTURA - Miriam Vieira

 

As marcações podem ser efetuadas nos serviços da Junta de Freguesia ou através dos contactos habituais.

 

 


Dia 3 de março pelas 14H00 - Associação de Solidariedade Sócio Cultural de Montenegro.

" Alimentação saudável" é o tema da próxima ação educativa do Projeto " Meia dúzia de conversas".

Participe!

Basta aparecer e participar nesta conversa com os profissionais de saúde que têm bons conselhos para nos transmitir.


Ajude-nos a manter a sua rua limpa.
Sempre que sair com o seu cão, leve consigo um saco para apanhar os dejetos.
Colabore!


A Junta de Freguesia de Montenegro lança I CONCURSO DE MAIOS EM MONTENEGRO.


Ler mais...Junta de Freguesia de Montenegro lança I CONCURSO DE MAIOS EM MONTENEGRO

“Importância do consumo de água na pessoa idosa” foi o tema da 5ª ação educativa do projeto «Meia Dúzia de Conversas» que juntou, no dia 4 de fevereiro de 2020, cerca de 60 participantes, na Associação de Solidariedade Sociocultural da Freguesia de Montenegro, em Faro.

Esta ação foi dinamizada por enfermeiros especializados em Enfermagem Comunitária do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Central e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em colaboração da Junta de Freguesia de Montenegro, da Associação Sociocultural de Montenegro, da GNR e da empresa Municipal responsável pela distribuição de água pública no concelho, FAGAR.

A 6ª ação educativa vai ser “a alimentação saudável” e está marcada para o dia 3 de março no mesmo local.

Este projeto de intervenção comunitária, teve início no dia 1 de outubro de 2019, Dia Internacional do Idoso, e que se inspira no «SNS+Proximidade», conta com a colaboração de vários parceiros e entidades locais para a realização seis ações educativas, entre os meses de outubro de 2019 e março de 2020, com o objetivo de aumentar a participação social de proximidade, a literacia em saúde e o envelhecimento ativo e saudável da população mais idosa de Montenegro, Faro.


Dia 14 de fevereiro, pelas 14H30, na Casa do Povo de Estoi.

Porque namorar não tem idade, vá ao Baile no Dia dos Namorados!


A edição 2020 do Four Oceans vai realizar-se nos dias 1 e 2 de Fevereiro, na Praia de Faro, entre as 08h00 e as 16h00. Trata-se da 1ª etapa do Circuito Regional de Surf do Sul.

Estarão em competição seis categorias: Sub-12, Sub-14, Sub-16 Masculino e Feminino, Sub-18 Masculino e Feminino.

As inscrições devem ser feitas online no site da Federação Portuguesa de Surf e estão abertas de dia 23 a dia 30 de Janeiro. O valor da inscrição é de 20 euros.

Os apoios institucionais vêm da Câmara Municipal de Faro, Junta de Freguesia do Montenegro, Decathlon, Hotel Íbis, WAX RestoBar, Pipeline Surf Shop, SCIAENA, Faro Ocean Experiences. Os media partners são Swell-Algarve e Surftotal.

No primeiro dia de prova (1 de Fevereiro), durante o período da manhã, o Clube Surf Faro e a SCIAENA realizarão uma ação de Limpeza da Praia de Faro, no sentido de sensibilizar a população para a problemática do lixo marinho e a importância de preservar os recursos naturais existentes e recolher o máximo de resíduos deixados no areal da praia.

check in da prova está marcado para as 08h00 do dia 1.



O tema da próxima conversa será "A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA PESSOA IDOSA" e terá lugar no próximo dia 04 de fevereiro, entre as 14H00 e as 15H30, na sede da Associação de Solidariedade Sócio Cultura de Montenegro.

A Dra. Adriana Santos, Nutricionista do Gabinete de Saúde da Junta de Freguesia, irá participar nesta conversa, em parceria com as enfermeiras Graça Dias e Isa Arduan.


A Junta de Freguesia alerta para as recomendações da Direção-Geral de Saúde. Fique atento. Proteja-se.


A Junta de Freguesia de Montenegro estabelece  Acordo Coletivo de Empregador Público com SINTAP, Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos.
 

Jorge Varela e Ana Dias, ambos do Clube Desportivo Areias de São João, foram os vencedores do 5º Cross Ana Dias - Freguesia de Montenegro/EC Travel e do Campeonato Regional de Corta-Mato Curto do Algarve, que decorreu hoje, dia 21 de janeiro, na Quinta do Eucalipto, concelho de Faro, com a participação de mais de 700 atletas em representação de vários clubes da região.

O Presidente da Junta de Freguesia (JF) de Montenegro, Steven Sousa Piedade, realçou a propósito a elevada participação de atletas nesta competição, nomeadamente no que diz respeito ao número de inscritos, que quase duplicou comparativamente à edição anterior.

“Trata-se de uma prova que regista uma importância cada vez maior no âmbito do atletismo regional e que contribui também, de forma decisiva, para a projeção da modalidade junto das camadas mais jovens, garantindo assim o surgimento de novos valores e a permanência do Algarve nas altas competições nacionais e internacionais”, referiu o Autarca.

Com uma extensão de 1550 metros, a prova decorreu num dos percursos mais emblemáticos da Freguesia de Montenegro, em plena zona do Parque Natural da Ria Formosa, tendo terminado com o Clube Desportivo Areias de São João em grande destaque.

Para além de Ana Dias e Jorge Varela, o clube algarvio colocou no segundo lugar do pódio os atletas Liliana Veríssimo, em femininos e Manuel Ferraz, na prova de masculinos. Maria Bernardo, do Clube Oriental de Pechão, cortou a meta em terceiro lugar na competição feminina, enquanto na masculina foi Mussa Djau, da Associação Académica da Bela Vista, a alcançar a terceira posição.
Após a entrega de prémios, Steven Sousa Piedade salientou ainda as condições privilegiadas desta zona protegida para a prática desportiva, tanto ao nível de competições oficiais como num ambiente de lazer.

“A freguesia de Montenegro oferece condições extraordinárias para o desporto, área em que estamos fortemente empenhados, no sentido de dinamizar cada vez mais modalidades e atrair praticantes de todas as idades, implementando assim hábitos de vida mais saudáveis”, sublinhou Steven Sousa Piedade.

O 5º Cross Ana Dias - Freguesia de Montenegro/EC Travel e Campeonato Regional de Corta-Mato Curto do Algarve foi organizado em parceria pela JF de Montenegro e a Associação de Atletismo do Algarve.

Montenegro, 21 de Janeiro de 2018

Créditos foto: Candeias

 

festa solidaria 2017 quimbarreirosA primeira noite foi de grande sucesso, com a presença de Quim Barreiros, que encheu por completo a área reservada à festa.

A Junta de Freguesia de Montenegro alargou a oferta de produtos, sendo que este ano há Street Food, Sushi Yama e Porco no Espeto.

Steven Sousa Piedade, Presidente da Junta de Freguesia, referiu ao Algarve Primeiro que pretende "que esta Festa seja um ponto de encontro, onde as pessoas se divirtam, onde tenham vários centros de interesse e, muitos motivos para passarem duas noites nas ruas de Montenegro".

A habitual sardinhada solidária que decorre este sábado, também tem novidades este ano, "uma vez que, vamos manter a troca de produtos que se criou em torno desta festa solidária, mas dando primazia a donativos monetários".

O Autarca realçou que, "a Associação Sócio-Cultural Amigos de Montenegro está a passar por sérias dificuldades financeiras, pelo que será esta a instituição para quem os donativos vão reverter na totalidade".

Assim, "no recinto haverá uma tômbola onde as pessoas podem fazer o seu donativo. No final da festa, o montante será entregue à referida associação".

O evento conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Faro, sendo que todos os custos inerentes ao certame são suportados pela Junta de Freguesia de Montenegro.

O cartaz do passado sábado dia 24:

18h00 - Abertura

18h30 - Sardinhada + Espetáculo com Tony das Favelas

20h00 - Marcha da Bordeira

21h30 - Festival de Folclore


ilha faro bibliotecaUma biblioteca vai funcionar na Praia de Faro, de 3 de Julho a 31 de Agosto, com um «conjunto diversificado de livros, jornais e revistas para consulta gratuita».

Segundo a Câmara de Faro, também será possível aceder à internet, via wi-fi, e fazer um empréstimo domiciliário de um livro, durante cinco dias, com possibilidade de renovação. Para utilização de qualquer destes serviços não será necessário ter cartão de leitor da Biblioteca.

Este projeto é uma parceria com a Junta de Freguesia do Montenegro e conta também com a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que terá dois voluntários do Programa Ocupação de Tempos Livres – longa duração, que irão dinamizar o espaço durante o seu período de funcionamento.

A Biblioteca vai funcionar no Gabinete da Junta de Freguesia do Montenegro, junto à ponte, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.


oferta hertzTemos que agradecer à HERTZ a oferta, à Freguesia de Montenegro, de 44 bancos para crianças (automóvel).
Este equipamento ficará sob a responsabilidade da Loja Solidária Formosa que fará a sua gestão para ajudar famílias carenciadas.
A nossa Freguesia conta com empresas com responsabilidade social o que muito nos honra!
Obrigada HERTZ!


infantis sub13 2016 2017O Presidente da Junta de Freguesia, Steven Sousa Piedade, e o seu Executivo apresentam as mais sinceras felicitações à equipa, do Clube Desportivo Montenegro, que se sagrou Campeã do Algarve de Infantis Sub13 - Futsal de Sete - 2016/2017.

Saúda os novos Campeões e enaltece o trabalho com que no dia a dia, com empenhado esforço, dedicação, determinação e muito sacrifício, estes pequenos atletas se dedicam à modalidade.

Saudamos também a equipa técnica, treinadores, o Clube Desportivo Montenegro, as famílias e amigos e ainda todos os que, no dia a dia, contribuem para a formação pessoal e desportiva das equipas, nos seus vários escalões.

Em breve, a Junta de Freguesia de Montenegro, em parceria com o Clube Desportivo Montenegro, encontrarão o momento certo para, com dignidade e elevação, homenagear os nossos jovens Campeões.

Força Campeões!

 

 

 

 

 

 

 

Foto de: Rui Rodrigues


sofia nunes

O Presidente da Junta de Freguesia, Steven Sousa Piedade, e o seu Executivo apresentam parabéns à Sofia Nunes, jovem atleta da nossa Freguesia, pelo Prémio de Melhor Jogadora de Futebol do Ano 2017.

Pela dedicação, esforço, trabalho e determinação, a Sofia é um exemplo e um orgulho para todos nós.

Os nossos parabéns também são dirigidos à família, aos treinadores, fisioterapeutas, colegas, amigos e a todos os que contribuem, no dia a dia, para a sua formação pessoal e desportiva!


pesar fogosO Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro Steven Sousa Piedade, em seu nome e em nome do Executivo, manifesta as mais profundas condolências às famílias afetadas pelos terríveis incêndios que estão a assolar Pedrógão Grande e zonas envolventes.

Às gentes de Pedrógão Grande, seus autarcas, bombeiras e bombeiros que colocam em risco a sua vida em prol do próximo, e a todos os que estão empenhados na tentativa de minimizar os efeitos trágicos deste brutal incêndio que tanta dor tem provocado, manifesto total solidariedade e profundo pesar.

Envia, ainda, este Executivo, um sentido e enorme abraço de solidariedade às famílias afetadas, a todos os bombeiros que se encontram a combater nas frentes de fogo e a defender as populações afetadas bem como aos colegas autarcas.


O Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, Steven Sousa Piedade, apresenta um sentido voto de pesar pelo falecimento do Dr. José Santos Pereira, fundador e presidente da Associação Oncológica do Algarve, ocorrida hoje na sequência de uma paragem cardíaca.


Ler mais...Voto de pesar pelo falecimento do Dr. Santos Pereira

Montenegro Solidário com os que mais precisam volta a dinamizar Campanha de Recolha de Alimentos.


Ler mais...Campanha de Recolha de Alimentos

Com o propósito de aumentar a segurança junto das escola na Freguesia estamos a colocar sinalética horizontal nas artérias junto da EBI/JI de Montenegro, da EB2+3 e da Escola Antiga de Montenegro.


Ler mais...SINALÉTICA HORIZONTAL

Anunciamos o vencedor do Concurso de Montras de Natal 2016, realizado em Montenegro.

Ao concurso apresentaram-se 7 estabelecimentos comerciais com montras muito bem decoradas e que contribuíram para criar um verdadeiro ambiente natalício na Freguesia de Montenegro.
A todos apresentamos os nossos parabéns pelo bom gosto e o nosso obrigada pelo empenho e pela participação.


Ler mais...Farmácia Assunção vence Concurso de Montras de Natal 2016, em Montenegro

O projecto “Junta Amiga” tem por base o apoio a idosos, não institucionalizados, na resolução de pequenos arranjos nas habitações, acompanhamento nas suas deslocações,  divulgação de programas com especial interesse social (Programa Transporte Solidário, Distribuição de bens alimentares, e outros).


Ler mais...Junta Amiga

CONTACTOS RÁPIDOS

Freguesia de Montenegro

Rua Dr. Carlos Paião, Loja P - Montenegro

8700-217 Faro

email:

telf. 289 819 550

Horário:
Abertura: 9h00
Encerramento ao público: 17H00
Encerramento de funcionamento: 17H30


Atendimento CTT – Balcão De Montenegro


Horário:09h00 - 12h30 / 14h00 - 17h00
Contacto: 289 114 599

Para tratar de assuntos relacionados com serviços gerais dos CTT, contacte a Linha de Apoio: 707 262 626

COMUNICAÇÃO DE PROBLEMAS

Por favor comunique o problema que detectou na freguesia.