A Rede Social de Faro (CLASF) vem pelo presente divulgar que se encontram abertas as candidaturas à Porta 65 Jovem (Incentivo a jovens arrendatários), de 15 de setembro a 2 de outubro de 2020.

Toda a informação abaixo encontra-se disponível online em: https://www.portaldahabitacao.pt/web/guest/porta-65-jovem

O Programa Porta 65 - Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolado, constituídos em agregados ou em coabitação que tem como objetivo regular os incentivos aos/às jovens arrendatários/as,
estimulando:
- Estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos/as, em família ou em coabitação jovem;
- A reabilitação de áreas urbanas degradadas;
- A dinamização do mercado de arrendamento.

Este programa apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.

Destina-se a jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos (no caso de um casal de jovens, um dos elementos pode ter 36 anos, o outro elemento 34 anos, no máximo) que reúnam as seguintes condições:
- Sejam titulares de um contrato de arrendamento para habitação permanente;
- Não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação;
- Nenhum/a dos/as jovens membros do agregado seja proprietário/a ou arrendatário/a para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional;
- Nenhum dos/as jovens membros do agregado seja parente ou afim do
senhorio/a.

Candidatura:
A candidatura é realizada no Portal da Habitação https://www.portaldahabitacao.pt

Dados necessários:
- Número de Identificação Fiscal (NIF);
- Data de nascimento;
- Estado civil;
- Profissão;
- Artigo e fração da matriz do imóvel arrendado;
- Data de celebração do contrato;
- Valor da renda mensal;
- Tipologia da habitação arrendada;
- NIB de conta bancária;
- Número de Identificação de Segurança Social (NISS);
- Percentagem de grau de incapacidade (em casos especiais);
- Possuir conta de e-mail.

Documentos necessários:
- Contrato de arrendamento ou contrato-promessa de arrendamento;
- Último recibo de renda ou outro comprovativo do seu pagamento;
- Documentos de identificação (BI ou CC, Certidão de Nascimento) do agregado jovem;
- Comprovativos dos rendimentos;
- Comprovativos dos rendimentos dos ascendentes (facultativo);
- Comprovativo do grau de deficiência (caso exista);
- Comprovativo de localização especial (caso exista).

Informações e apoio:

IPDJ (Lojas Ponto JA)
- Linha da Juventude 800 20 30 50 (dias úteis) das 9h00 às 17h00;
- Presencialmente nas Lojas Ponto JA. (IPDJ Faro: 289 891 820 |  )

Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU): http://www.ihru.pt
- Através do 808 100 065 (dias úteis) das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h00;
- Presencialmente (dias úteis) das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h00;
- E-mail:

Para mais informações, pode ser útil a consulta do link abaixo com as habituais perguntas e respostas sobre o Porta 65-Jovem: http://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/home/perguntas_respostas_porta65_jovem.html


O Município de Faro volta a participa em pleno na semana europeia da mobilidade que este ano se celebra sob o mote “Emissões Zero – Mobilidade para todos” com o objetivo de promover uma mobilidade urbana limpa, sustentável e sem emissões de gases nocivos. Faro inicia as suas atividades a 19 de setembro num programa que termina a 22 de setembro – O Dia Mundial Sem Carros.

A participação do Município traduz-se em duas vertentes: a realização de iniciativas ao longo de 4 dias e a organização do Dia Mundial Sem Carros, no dia 22, terça-feira, que culmina com uma conversa sobre mobilidade sustentável com início às 21h30 no espaço Quintalão e que terá transmissão online nas redes sociais do Município.

Este evento prevê o fecho de um perímetro de várias ruas ao trânsito automóvel, nomeadamente na zona da Vila Adentro e baixa da cidade. No âmbito da iniciativa serão ainda realizadas ações promocionais relacionadas com a mobilidade sustentável, que serão levadas a cabo pelos vários parceiros envolvidos no projeto distribuídos pelas várias zonas onde irão decorrer as atividades.

Na área do Jardim Manuel Bivar, estarão representados:

- O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa com o projeto Bike Me onde se pretende fundamentalmente dar a conhecer o projeto e fazer a recolha de bicicletas usadas, ferramentas e materiais para apetrechamento da oficina de bicicletas apelando-se para a dádiva destes materiais;

- Stand expositivo da Ampere Ride – Scooters e motos Elétricas;

- A Universidade do Algarve com o projeto Eco Bike;

- A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) com um stand de divulgação e promoção, oferta de seguro anual e inscrição na federação caso venha de bicicleta ao local onde decorre a Semana Europeia da Mobilidade;

- Algarve By Segway com a cedência gratuita de segways.

No espaço Quintalão:

- No dia 20 de setembro teremos uma Sessão de Cinema ao Ar-Livre com o apoio da Associação Faro 1540 onde poderemos visionar o documentário “Why We Cycle?”

- Para encerrar as atividades este espaço acolhe no dia 22 de setembro às 21h30 uma conversa sobre “Mobilidade Sustentável” onde teremos como moderador o Prof. Francisco Soares, Presidente do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa; como convidados contamos com representantes das seguintes entidades/associações: Câmara Municipal de Faro; Administração Regional de Saúde; da Próximo; Faro a Pedalar; Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e do grupo informal Pegadas à 4ª.

Além destas atividades serão também elaboradas ações de participação e consulta online, como um mobi paper cultural e um questionário de auscultação da população jovem sobre a mobilidade.

É também intenção a realização de outras ações de caráter informativo com a realização de pequenos vídeos sobre os projetos das entidades parceiras e do Município de Faro, para veiculação nas redes sociais.

Estão também previstas ações de sensibilização teatral que irão abordar as regras de condução de velocípedes e que serão dirigidas aos condutores e transeuntes da cidade.

A Associação Faro a Pedalar ficará responsável por dinamizar dois ciclo-passeios citadinos com um percurso de 10 km cada e o projeto Faro a Andar, dinamizado pela Câmara Municipal, ficará responsável pela caminhada. Estas atividades obrigam a inscrições prévias e decorrem mediante todas as orientações da Direcção Geral de Saúde.

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa irá promover os percursos cicláveis para a Escola EB 2 3 Neves Júnior e irá fazer a inauguração da Oficina de Bicicletas, também no contexto das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade. Esta oficina estará também ao serviço de toda a comunidade.

No Dia Mundial Sem Carros, a 22 de setembro, a Câmara Municipal irá ainda assinar pelas 15h00 a consignação da obra da Ciclovia entre a Avenida Calouste Gulbenkian (junto ao Estabelecimento Prisional) e a Rotunda dos Bombeiros de Faro.

São ainda parceiros desta iniciativa a Polícia de Segurança Pública de Faro e a Próximo.

CONSULTE O PROGRAMA COMPLETO AQUI


2020 09 25 corte luz edp montenegro


Saiba mais em: http://op.cm-faro.pt


21/09/2020 - 18h45

 

22/09/2020 - 15h

  • Assinatura da Consignação da Obra da Ciclovia da Av. Calouste Gulbenkian - com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora Sophie Matias, o Arquiteto responsável pelo projeto e o empreiteiro da obra. Local: junto à rotunda do Estabelecimento Prisional de Faro.

22/09/2020 - 21h30

  • "À Conversa sobre Mobilidade Ligeira" - à qual poderão assistir pessoalmente no Espaço Quintalão. Em anexo o cartaz de divulgação.

2020 09 21 Cartaz Debate Emissoes Zero Mobilidade para Todos

2020 09 21 Programa Debate Emissoes Zero Mobilidade para Todos


Após uma primeira fase de auscultação, apresentamos agora a primeira proposta de Plano Estratégico para a Cultura de Faro e convidamos novamente todos os interessados a participar.

Conheça esta proposta e dê o seu contributo.

 

2020 08 28 participe PECF 
2020 08 28 consulte PECF 

PARTICIPE ONLINE
Aceda à proposta de Plano Estratégico para a Cultura de Faro no website do Município e utilize o formulário facultado para nos fazer chegar a sua opinião.

Aceda Aqui »»

 

CONSULTE A PROPOSTA
Consulte a proposta de Plano Estratégico para a Cultura de Faro na sua Junta de Freguesia ou na Divisão de Cultura do Município.

Locais Aqui »»


CONTACTOS RÁPIDOS

Freguesia de Montenegro

Rua Dr. Carlos Paião, Loja P - Montenegro

8700-217 Faro

email:

telf. 289 819 550

Horário:
Abertura: 9h00
Encerramento ao público: 17H00
Encerramento de funcionamento: 17H30


Atendimento CTT – Balcão De Montenegro


Horário:09h00 - 12h30 / 14h00 - 17h00
Contacto: 289 114 599

Para tratar de assuntos relacionados com serviços gerais dos CTT, contacte a Linha de Apoio: 707 262 626

COMUNICAÇÃO DE PROBLEMAS

Por favor comunique o problema que detectou na freguesia.