O Município de Faro volta a participa em pleno na semana europeia da mobilidade que este ano se celebra sob o mote “Emissões Zero – Mobilidade para todos” com o objetivo de promover uma mobilidade urbana limpa, sustentável e sem emissões de gases nocivos. Faro inicia as suas atividades a 19 de setembro num programa que termina a 22 de setembro – O Dia Mundial Sem Carros.

A participação do Município traduz-se em duas vertentes: a realização de iniciativas ao longo de 4 dias e a organização do Dia Mundial Sem Carros, no dia 22, terça-feira, que culmina com uma conversa sobre mobilidade sustentável com início às 21h30 no espaço Quintalão e que terá transmissão online nas redes sociais do Município.

Este evento prevê o fecho de um perímetro de várias ruas ao trânsito automóvel, nomeadamente na zona da Vila Adentro e baixa da cidade. No âmbito da iniciativa serão ainda realizadas ações promocionais relacionadas com a mobilidade sustentável, que serão levadas a cabo pelos vários parceiros envolvidos no projeto distribuídos pelas várias zonas onde irão decorrer as atividades.

Na área do Jardim Manuel Bivar, estarão representados:

- O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa com o projeto Bike Me onde se pretende fundamentalmente dar a conhecer o projeto e fazer a recolha de bicicletas usadas, ferramentas e materiais para apetrechamento da oficina de bicicletas apelando-se para a dádiva destes materiais;

- Stand expositivo da Ampere Ride – Scooters e motos Elétricas;

- A Universidade do Algarve com o projeto Eco Bike;

- A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) com um stand de divulgação e promoção, oferta de seguro anual e inscrição na federação caso venha de bicicleta ao local onde decorre a Semana Europeia da Mobilidade;

- Algarve By Segway com a cedência gratuita de segways.

No espaço Quintalão:

- No dia 20 de setembro teremos uma Sessão de Cinema ao Ar-Livre com o apoio da Associação Faro 1540 onde poderemos visionar o documentário “Why We Cycle?”

- Para encerrar as atividades este espaço acolhe no dia 22 de setembro às 21h30 uma conversa sobre “Mobilidade Sustentável” onde teremos como moderador o Prof. Francisco Soares, Presidente do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa; como convidados contamos com representantes das seguintes entidades/associações: Câmara Municipal de Faro; Administração Regional de Saúde; da Próximo; Faro a Pedalar; Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e do grupo informal Pegadas à 4ª.

Além destas atividades serão também elaboradas ações de participação e consulta online, como um mobi paper cultural e um questionário de auscultação da população jovem sobre a mobilidade.

É também intenção a realização de outras ações de caráter informativo com a realização de pequenos vídeos sobre os projetos das entidades parceiras e do Município de Faro, para veiculação nas redes sociais.

Estão também previstas ações de sensibilização teatral que irão abordar as regras de condução de velocípedes e que serão dirigidas aos condutores e transeuntes da cidade.

A Associação Faro a Pedalar ficará responsável por dinamizar dois ciclo-passeios citadinos com um percurso de 10 km cada e o projeto Faro a Andar, dinamizado pela Câmara Municipal, ficará responsável pela caminhada. Estas atividades obrigam a inscrições prévias e decorrem mediante todas as orientações da Direcção Geral de Saúde.

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa irá promover os percursos cicláveis para a Escola EB 2 3 Neves Júnior e irá fazer a inauguração da Oficina de Bicicletas, também no contexto das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade. Esta oficina estará também ao serviço de toda a comunidade.

No Dia Mundial Sem Carros, a 22 de setembro, a Câmara Municipal irá ainda assinar pelas 15h00 a consignação da obra da Ciclovia entre a Avenida Calouste Gulbenkian (junto ao Estabelecimento Prisional) e a Rotunda dos Bombeiros de Faro.

São ainda parceiros desta iniciativa a Polícia de Segurança Pública de Faro e a Próximo.

CONSULTE O PROGRAMA COMPLETO AQUI

Contacto: 289 114 599