O Presidente da Junta de Freguesia (JF) de Montenegro, Steven Sousa Piedade (PSD) foi eleito para o Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), durante o XVI Congresso Nacional realizado nos dias 26,27 e 28, em Viseu.
Para Steven Sousa Piedade, que cumpre atualmente o terceiro mandato à frente da JF de Montenegro, a sua eleição para o Conselho Diretivo da ANAFRE representa, não apenas a presença efetiva do Algarve neste órgão nacional, como uma grande oportunidade para defender os interesses das Freguesias da região.
Durante o mandato de quatro anos na estrutura máxima da ANAFRE, Steven Sousa Piedade propõe-se por isso promover uma maior proximidade com os autarcas do Algarve, nomeadamente através de um esforço de cooperação que fortaleça o poder local na região.
“É importante ouvir os autarcas da região e perceber quais são as suas preocupações. Só assim será possível levar os respetivos problemas às instâncias governamentais e equacionar soluções que ganhem forma no terreno”, frisa.

Defensor da revisão dos termos dos critérios do Fundo de Financiamento dasFreguesias, moção que apresentou aliás durante o congresso de Viseu, Steven Sousa Piedade garante que esta vai ser uma das suas ‘lutas’ de eleição, também enquanto vogal da ANAFRE.
“A redefinição destes critérios é necessária e urgente, pois só assim será possível viabilizar a justa atribuição de meios humanos e financeiros compatíveis com as reais necessidades orçamentais de cada freguesia, face às respetivas especificidades territoriais e patrimoniais”, defende o Autarca, que reclama a criação de uma majoração para as freguesias onde se concentram edifícios e espaços de grandes proporções, como é o caso da Freguesia de Montenegro.

“Trata-se de uma medida que permitirá compensar os constrangimentos financeiros inerentes à concentração de edifícios e espaços de elevada proporção como aeroportos, monumentos, hospitais e outras infraestruturas de uso público. São custos elevados para as Freguesias que não se encontram atualmente contemplados no orçamento” sustenta Steven Sousa Piedade, para defender ainda a revisão da Lei nº 75/2013, de forma a que, as competências agora delegadas pelos Municípios, passem a ser competências materiais próprias das Freguesias e sejam acompanhadas pelo respetivo pacote financeiro.

Estas foram aliás as grandes questões que dominaram o XVI Congresso da ANAFRE, onde foram aprovadas as linhas de atuação geral, que reclamam a descentralização de competências, a reorganização territorial das freguesias e um novo estatuto do eleito local. Durante o Congresso Nacional, que contou com a participação de 1.200 congressistas, foram eleitos os novos órgãos sociais para o mandato 2017-2021 da ANAFRE tendo o Presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Lisboa, Pedro Cegonho (PS) sido reconduzido ao cargo de Presidente do Conselho Diretivo, com 584 votos.

Montenegro, 29 de Janeiro de 2018


Jorge Varela e Ana Dias, ambos do Clube Desportivo Areias de São João, foram os vencedores do 5º Cross Ana Dias - Freguesia de Montenegro/EC Travel e do Campeonato Regional de Corta-Mato Curto do Algarve, que decorreu hoje, dia 21 de janeiro, na Quinta do Eucalipto, concelho de Faro, com a participação de mais de 700 atletas em representação de vários clubes da região.

O Presidente da Junta de Freguesia (JF) de Montenegro, Steven Sousa Piedade, realçou a propósito a elevada participação de atletas nesta competição, nomeadamente no que diz respeito ao número de inscritos, que quase duplicou comparativamente à edição anterior.

“Trata-se de uma prova que regista uma importância cada vez maior no âmbito do atletismo regional e que contribui também, de forma decisiva, para a projeção da modalidade junto das camadas mais jovens, garantindo assim o surgimento de novos valores e a permanência do Algarve nas altas competições nacionais e internacionais”, referiu o Autarca.

Com uma extensão de 1550 metros, a prova decorreu num dos percursos mais emblemáticos da Freguesia de Montenegro, em plena zona do Parque Natural da Ria Formosa, tendo terminado com o Clube Desportivo Areias de São João em grande destaque.

Para além de Ana Dias e Jorge Varela, o clube algarvio colocou no segundo lugar do pódio os atletas Liliana Veríssimo, em femininos e Manuel Ferraz, na prova de masculinos. Maria Bernardo, do Clube Oriental de Pechão, cortou a meta em terceiro lugar na competição feminina, enquanto na masculina foi Mussa Djau, da Associação Académica da Bela Vista, a alcançar a terceira posição.
Após a entrega de prémios, Steven Sousa Piedade salientou ainda as condições privilegiadas desta zona protegida para a prática desportiva, tanto ao nível de competições oficiais como num ambiente de lazer.

“A freguesia de Montenegro oferece condições extraordinárias para o desporto, área em que estamos fortemente empenhados, no sentido de dinamizar cada vez mais modalidades e atrair praticantes de todas as idades, implementando assim hábitos de vida mais saudáveis”, sublinhou Steven Sousa Piedade.

O 5º Cross Ana Dias - Freguesia de Montenegro/EC Travel e Campeonato Regional de Corta-Mato Curto do Algarve foi organizado em parceria pela JF de Montenegro e a Associação de Atletismo do Algarve.

Montenegro, 21 de Janeiro de 2018

Créditos foto: Candeias

 

2017 noticia rega destaquesO Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, Steven Sousa Piedade, anunciou hoje a redução, em 50%, da rega de jardins públicos na freguesia. Trata-se de uma medida preventiva para minimizar os efeitos da seca que atinge o País.


O autarca vai assim ao encontro das medidas aprovadas no âmbito do Plano de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (PPMAES), que obrigam a uma redução do consumo urbano da água, nomeadamente no que concerne aos espaços verdes.

“A falta de água constitui uma forte preocupação para a Junta de Freguesia de Montenegro, pelo que faremos todos os esforços no sentido de garantirmos a sua preservação para o consumo humano, já que esta é a grande prioridade perante a seca severa que assola a nossa região e o País”, sublinha Steven Sousa Piedade, que apela também à população para fazer o uso moderado da água.
“Os cidadãos têm de ter consciência de que o seu contributo é vital para a poupança da água. Se reduzirem ao máximo o seu uso estarão a colaborar para a preservação deste bem comum, tão seriamente comprometido nos próximos tempos”, alerta Steven Sousa Piedade.

O PPMAES define como primeira prioridade na poupança de água reservá-la para o consumo humano e remete para os últimos lugares da mesma escala a rega de jardins, o enchimento de piscinas e o funcionamento de fontes ornamentais.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o mês de outubro foi o mais seco dos últimos 20 anos, com 30% da precipitação normal para a época. No final do mês passado, todo o território de Portugal continental

registava situação de seca severa (24,8%) e extrema (75,2%).

Montenegro, 23 de novembro de 2017


A Junta de Freguesia de Montenegro, no segundo e quarto sábado de cada mês, realiza no Largo do Povo o Mercadinho Hortofrutícola de Montenegro, onde pequenos produtores vendem os seus produtos da horta, fresquinhos e saudáveis.

Venha visitar-nos e compre cá os produtos da horta.


Somos a informar que, a partir da próxima segunda-feira 20 de novembro, o Posto de CTT de Montenegro passará a ter o seguinte horário de funcionamento:

Abertura: 09:00

Almoço das 12:30 às 14:00

Fecho: 17:30

Hora de corte: 16:00

 

Agradecemos a vossa melhor compreensão e colaboração.

Pelo Executivo,

O Presidente da Junta de Freguesia

Steven Sousa Piedade


CONTACTOS RÁPIDOS


Steven Sousa Piedade

Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro

Freguesia de Montenegro

Rua Dr. Carlos Paião, Loja P - Montenegro

8700-217 Faro

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

telf. 289 819 550

COMUNICAÇÃO DE PROBLEMAS

Por favor comunique o problema que detectou na freguesia.