presidente atualSenhor Presidente da Assembleia de Freguesia;
Senhores membros dos órgãos Autárquicos Cessantes,
Senhor Presidente da Câmara Municipal de Faro e Vereação;
Senhores Autarcas aqui presentes;
Senhores Deputados da Assembleia da República;
Senhores representantes dos Serviços Descentralizados do Estado;
Exmas. Autoridades Civis, Militares e Religiosas;
Senhores representantes das Associações, Empresas e Coletividades da Freguesia e do Concelho;
Exmos. Colaboradores desta Autarquia;
Ilustres Convidados;
Minhas Senhoras e Meus Senhores;
Caras Amigas e Caros Amigos,
Montenegrenses:

É com um imenso sentimento de orgulho, imensa humildade e com profundo sentido de missão que hoje tomo posse neste cargo, por mais quatro anos. É algo que muito me honra, e para o qual fui eleito por sufrágio universal no passado dia 29 de Setembro, através de uma expressiva manifestação popular, resultante de um rumo que traçamos há quatro anos atrás.

Em primeiro lugar, quero começar por agradecer a todos os apoiantes que voltaram a acreditar nesta candidatura, nesta equipa, e que se empenharam na vitória da mesma.

Esta candidatura obteve uma vitória massiva nestas autárquicas, atingindo, uma vez mais, a maioria absoluta nesta Assembleia de Freguesia, vitória que deu uma preciosa contribuição para a vitória aos órgãos da Câmara Municipal de Faro, a qual muito nos orgulhou.

Aos que em nós votaram só tenho a agradecer a confiança depositada,
à qual iremos continuar a corresponder com trabalho e responsabilidade, à semelhança daquilo que fizemos no decorrer destes últimos quatro anos. Aos que não votaram em nós expresso o meu profundo respeito pela sua opção democrática que livremente tomaram e asseguro que, tal qual como no passado, continuarei a ser o Presidente de todos os Montenegrenses.

Aos que hoje cessam funções, permitam-me que, neste momento, saúde a forma empenhada como deram o melhor de si por esta Freguesia. A todos aqueles que desempenharam as suas funções dignificando a verdadeira essência da palavra democracia, e tendo como únicos objetivos o bem comum e o interesse público, o meu sincero e sentido agradecimento.

Aos senhores Deputados e aos senhores autarcas aqui presentes, quero dirigir uma saudação muito especial, a vossa participação nesta instalação acarreta ainda uma maior responsabilidade a todos os que hoje aqui tomam posse e será certamente uma garantia de que iremos continuar a trabalhar afincadamente em prol da população.

À Câmara Municipal de Faro, e ao seu Presidente em particular, peço que olhe para a Freguesia de uma forma diferente da dos últimos quatro anos, quer economicamente, quer tecnicamente, quer através da delegação de mais competências. Ao pedirmos mais responsabilidades, temos plena consciência que necessitamos de mais recursos financeiros e de um maior apoio técnico.

Aos colaboradores desta casa, quero dizer-lhes que continuo a contar com o seu apoio, com o seu potencial e com a sua experiência. Só assim será possível atingirmos os nossos objetivos.

Nos últimos quatro anos, muita coisa mudou na Freguesia, a forma de agir, a forma de encarar os problemas e anseios da população. Muito daquilo que conseguimos concretizar foi graças ao espírito empreendedor desta equipa e dos nossos colaboradores, onde cada obstáculo foi encarado como uma oportunidade, cada dificuldade como um estímulo. Este será o caminho que iremos percorrer, a vosso lado, nestes próximos quatro anos.
O grande desafio que se impõe à Freguesia de Montenegro consiste na afirmação/transformação numa freguesia com identidade e vida própria e não só num local de passagem ou de dormitório no eixo urbano da cidade de Faro.

Sendo uma das freguesias mais jovens do concelho de Faro, Montenegro registou nas últimas décadas, uma fixação crescente das populações, dando assim lugar ao crescimento dos seus vários núcleos urbanos para os quais temos que continuar a olhar, sempre atentos à melhoria da qualidade de vida dos seus residentes.

Neste sentido, a Freguesia de Montenegro deve procurar a sua auto - suficiência, para uma contínua e efetiva melhoria da qualidade de vida de todos aqueles que aqui residem e trabalham. A sua complementaridade com o centro urbano de Faro deve assentar em funções económicas mas também em aspetos ligados à cultura, educação, saúde e infra- estruturas sociais para a infância, juventude, terceira idade e ativos, entre outros.

Com o intuito de fazer desta freguesia uma freguesia com futuro, onde todas as gerações usufruam de uma qualidade de vida digna, em traços gerais irei enumerar os principais eixos em que iremos assentar a nossa ação política ao longo dos próximos quatro anos, mas, desde já, uma coisa lhes posso garantir, vou continuar a trabalhar arduamente como se do primeiro dia se tratasse.

1. Pretendemos melhorar as condições sociais e económicas, bem como a empregabilidade na Freguesia;

a. Alargar o programa de apoio à população mais necessitada e envelhecida, o já existentes “Junta Amiga” e “Montenegro Solidário”,

b. Vamos criar o Cartão Montenegro Júnior, ainda no decorrer deste ano, o qual pretender ser um aglutinador de cidadania e participação cívica,

c. Pretendemos dinamizar ainda mais os mercados já existentes, numa estreita relação com o comércio local.

2. Vamos continuar a apoiar os mais necessitados, quer através das campanhas de recolha de alimentos e vestuário, quer através do grupo de jovens da disciplina de Moral da escola EB2+3 de Montenegro.

É nossa ambição estabelecer novas parcerias, um exemplo disso mesmo será a abertura de mais um Gabinete, o Gabinete Jurídico, dentro de dias.

3. Pretendemos continuar a melhorar a mobilidade, permitir a circulação de peões e melhorar as acessibilidades, satisfazendo particularmente as necessidades das pessoas com mobilidade reduzida, com deficiência, e com carrinhos de bebé, tal como pretendemos continuar a melhorar a circulação automóvel.

4. Pretendemos continuar a apoiar as associações, dentro das nossas possibilidades.

5. Vamos continuar a procurar soluções para a mudança da sede da Junta de Freguesia, para um espaço que ofereça condições condignas e que melhor sirva os cidadãos.

6. Vamos continuar a sensibilizar as entidades competentes para a construção de uma rotunda no cruzamento da rua Carlos Paião com a rua Poeta António Aleixo, bem como da importância da implementação de uma rotunda na 125 junto aos Comandos.

7. Não vamos baixar os braços e vamos continuar a sensibilizar as entidades competentes para a necessidade de se pavimentarem os caminhos que ainda temos em terra batida. De se concluir a rede de água e saneamento básico ainda em falta.

Estes são alguns dos nossos propósitos para os próximos quatro anos, temos a plena consciência que será uma caminhada difícil e árdua, continuamos empenhados e dispostos a ultrapassar estes e outros obstáculos que venhamos a encontrar no nosso caminho.

Somos uma equipa dinâmica e multifacetada que já deu provas do seu empenho no desenvolvimento da Freguesia de Montenegro, determinada e capaz de enfrentar as dificuldades decorrentes da crise com que já nos deparámos no mandato anterior.

Termino com este sábio provérbio chinês:

“Não importa quantos passos você deu para trás, o importante é quantos passos agora você vai dar para frente.”

Este é o nosso compromisso para a construção de um melhor Montenegro.

Viva Montenegro!
Viva Faro!
Muito obrigado,


CONTACTOS RÁPIDOS


Steven Sousa Piedade

Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro

Freguesia de Montenegro

Rua Dr. Carlos Paião, Loja P - Montenegro

8700-217 Faro

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

telf. 289 819 550

COMUNICAÇÃO DE PROBLEMAS

Por favor comunique o problema que detectou na freguesia.