1. ANPCLogoSITUAÇÃO

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para os próximos dias a manutenção de um cenário meteorológico caraterizado por tempo seco, com índices muitos baixos de humidade relativa, e vento forte.

  1. EFEITOS EXPECTÁVEIS

A situação é muito favorável à ocorrência de incêndios rurais que, caso venham a verificar-se, podem evoluir com grande rapidez de propagação e enorme dimensão, uma vez que ainda há grande quantidade de material lenhoso acumulado nos espaços florestais.

  1. MEDIDAS PREVENTIVAS

O risco descrito exige um cuidado redobrado por parte de todos, nomeadamente a através da adequação dos comportamentos ao uso e fruição do espaço rural, de modo a que se evitem ignições suscetíveis de originar incêndios rurais grandes e facilmente propagáveis.

Reiteramos que é PROIBIDO fazer uso do fogo junto a espaços florestais, sendo imperioso que todos os portugueses adequem os seus comportamentos face ao risco existente nessas áreas ao longo dos próximos dias.

Assim, recordamos que não é permitido:

  • Realizar queimadas ou fogueiras;
  • Utilizar equipamentos de queima e de combustão;
  • Queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais ou vias circundantes;
  • Proceder à fumigação ou desinfestação de apiários com equipamentos sem dispositivos de retenção de faúlhas.

Só a observação rigorosa destes princípios pode garantir a efetiva proteção e defesa da nossa floresta contra incêndios.

TOLERÊNCIA ZERO no uso de fogo, pois

PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS!


A cerimónia de tomada de posse dos órgãos eleitos no dia 1 de outubro, para a Assembleia de Freguesia de Montenegro para o mandato de 2017-2021, terá lugar no próximo dia 16 (segunda-feira), pelas 18h00, no Salão Nobre do Clube Desportivo de Montenegro.

Na sequência dos resultados eleitorais, o candidato da coligação PPD/PSD.CDS-PP.MPT.PPM, Steven Sousa Piedade, foi reconduzido ao cargo de Presidente da Junta de Freguesia. Reeleito com maioria absoluta (47,72% dos votos), elege sete deputados, mantendo assim o mesmo número de mandatos alcançados nas autárquicas de 2013.

“Este resultado eleitoral representa a confiança dos eleitores no trabalho que o executivo da Junta de Freguesia tem vindo a desenvolver, revelando assim que estamos no rumo certo para garantir o desenvolvimento e a afirmação de Montenegro no contexto municipal e regional”, refere Steven Sousa Piedade, que convida todos os residentes na Freguesia a estarem presentes no ato público de tomada de posse dos órgãos autárquicos.

Confiante pelos resultados conquistados no sufrágio de 1 de Outubro, Steven Sousa Piedade felicita toda a população de Montenegro, para reconhecer a importância da sua intervenção na construção da Freguesia, criada em junho de 1997.

“Motivados pelo presente, queremos construir o futuro. Juntos, vamos continuar a projetar a Freguesia de Montenegro, através da representação dos seus interesses”, sublinha o autarca reeleito.

No âmbito da cerimónia da tomada de posse dos membros efectivos da Assembleia de Freguesia, serão eleitos os membros da Mesa e dos Vogais da Junta de Freguesia, para o quadriénio 2017 - 2021.

Montenegro, 10 de outubro de 2017


Foto Esclarecimento Estacionamento - Photo: créditos Ricardo ClaroPerante declarações veiculadas publicamente sobre a minha intervenção com vista a solucionar o problema do estacionamento abusivo na Freguesia de Montenegro, considero imperioso repor a verdade relativamente a esta questão:


Enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, tenho tentado, pelas vias legais e no âmbito das competências que me são atribuídas no exercício do cargo, defender sempre os interesses e a segurança da população de Montenegro.


Neste sentido, tenho envidado todos os esforços junto das autoridades competentes, nomeadamente Câmara Municipal de Faro, Ministério da Administração Interna e Ministério do Turismo, para que sejam tomadas medidas com vista a erradicar o estacionamento abusivo no espaço público na Freguesia, bem como no sentido de ser criada legislação própria para a atividade dos transfers turísticos, de forma a disciplinar o estacionamento na área do Aeroporto.

Enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, recebo diariamente dezenas de reclamações por parte dos residentes na Freguesia, devido à situação caótica provocada por várias centenas de viaturas estacionadas irregularmente em zonas residenciais. Não está contemplada nas minhas funções enquanto Presidente da Junta de Freguesia, a tarefa de acionar qualquer tipo de intervenção policial para punir as infrações registadas no espaço público, nomeadamente no que se refere a ocorrências relacionadas com o trânsito. Cabe-me sim, no cumprimento das minhas obrigações, transmitir essas reclamações às entidades competentes, pelo que procedo ao seu devido reencaminhamento, visando alertar e sensibilizar as autoridades para um problema que prejudica seriamente grande parte da população de Montenegro.

A defesa da segurança, do bem-estar geral e do cumprimento dos deveres cívicos será sempre uma prioridade para o Executivo da Junta de Freguesia de Montenegro, pelo que continuarei a intervir cabalmente nesse sentido, no âmbito das minhas competências e das minhas funções como autarca.

Montenegro, 27 de Julho de 2017

 


biblioteca na praiaUma biblioteca vai funcionar na Praia de Faro, de 3 de Julho a 31 de Agosto, com um «conjunto diversificado de livros, jornais e revistas para consulta gratuita».

Segundo a Câmara de Faro, também será possível aceder à internet, via wi-fi, e fazer um empréstimo domiciliário de um livro, durante cinco dias, com possibilidade de renovação. Para utilização de qualquer destes serviços não será necessário ter cartão de leitor da Biblioteca.

Este projeto é uma parceria com a Junta de Freguesia do Montenegro e conta também com a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que terá dois voluntários do Programa Ocupação de Tempos Livres – longa duração, que irão dinamizar o espaço durante o seu período de funcionamento.

 

A Biblioteca vai funcionar no Gabinete da Junta de Freguesia do Montenegro, junto à ponte, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.


O Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro Steven Sousa Piedade divulga que no âmbito dos trabalhos da repavimentação mencionada em epígrafe, informa-se V.Exª que por despacho da Sra Vereadora do Urbanismo e Mobilidade, o Município de Faro autorizou o encerramento/condicionamento do trânsito automóvel nas seguintes ruas de acordo com as datas indicadas.


- Rua das Tulipas - 28 e 29 de Junho;
- Rua das Hortências - 29 e 30 de Junho;
- Rua da UALG - 01 de Julho;
- Rua dos Girassóis - 3 de Julho;
- Rua das Acácias - 4 de Julho;
- Rua dos Malmequeres - 5 de Julho;
- Rua das Hortências - 6 de Julho;
- Rua das Violetas - 6 e 7 de Julho;
- Rua das Margaridas - 7 e 8 de Julho.


passadeiras sobreelevadas 2017Entrou hoje em obra a empresa que vai implementar as passadeiras sobrelevadas nas seguintes artérias:

- Rua Abel Viana
- Rua Júlio Dinis
- Rua Dr Egas Moniz

O Presidente Steven Sousa Piedade solicita a vossa colaboração e compreensão pelos transtornos causados no decorrer das obras.

Por um Montenegro mais seguro !


aviso mau tempoSituação Meteorológica - 24 de março de 2017

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para as próximas 72 horas, salienta-se:

• Aguaceiros por vezes fortes (entre 10 e 20 mm em uma hora) que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, entre o final da tarde de hoje 24/mar e o início da manhã do dia de amanhã 25/mar em especial no litoral das regiões do sul.

• Aguaceiros por vezes fortes (próximos de 20 mm em uma hora) que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, podendo precipitar sob a forma de neve acima de 800 metros de altitude, entre o fim do dia de sábado 25/mar e o fim do dia de domingo 26/mar em especial das regiões do sul e do interior centro e norte.

Medidas De AUTO-PROTECÇÃO

Recebido o Comunicado Técnico Operacional da ANPC, o Presidente Steven Sousa Piedade recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente:

• Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

• Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias;

• Transporte e colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve;

• Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

• Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

• Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;

• Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas;

• Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla costeira;


CONTACTOS RÁPIDOS


Steven Sousa Piedade

Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro

Freguesia de Montenegro

Rua Dr. Carlos Paião, Loja P - Montenegro

8700-217 Faro

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

telf. 289 819 550

COMUNICAÇÃO DE PROBLEMAS

Por favor comunique o problema que detectou na freguesia.