Dicas da Nídia - 10 dicas para uma alimentação mais sustentável
Tudo o que comemos acarreta custos ambientais. Mas está nas nossas mãos ajudarmos um pouco o planeta a reduzir a fatura ambiental. Hoje, trago-vos 10 hábitos que cada um de nós pode pôr em prática!Menos embalagens, mais frescura!
- Compre alimentos que não venham embalados.Para evitar o consumo de plástico, privilegie produtos frescos e a granel. Se não puder evitar a compra de produtos embalados, escolha os de origem mais próxima e reutilize ou recicle o invólucro sempre que possível
- Reduza o consumo de carne, pelo menos, uma vez por semana opte por realizar uma refeição vegetariana.
- Dê preferência a alimentos locais ou nacionais.Quanto mais distante for a origem dos produtos, maior é o dispêndio de energia e, consequentemente, de combustíveis. Além disso, quanto menor a viagem, melhor se mantêm as propriedades nutricionais de frutas e vegetais.
- Cozinhe menos, uma vez por semana, opte por comida crua ou pouco cozinhada! Desta forma poupa na energia gasta com os eletrodomésticos e aproveita na íntegra aqueles nutrientes que se perdem no processo de cocção.
- Ingira mais legumes. Estes devem ocupar metade do seu prato, um quarto deverá ser ocupado com peixe/carne ou ovo e outro quarto com o outro acompanhamento, como por exemplo arroz ou massa ou batata ou couscous.
- Respeite a sazonalidade dos produtos, optando por legumes e fruta da época
- Ingira três a cinco porções de fruta e de legumes por dia, prefira a fruta como sobremesa.
- Evite o consumo de alimentos processados, como por exemplo, os refrigerantes, batatas fritas de pacote, pizza congelada, bolachas, uma vez que são ricos em aditivos, sal e gordura.
- Aproveite as sobras de alimentos, para criar novos pratos.
- Se tiver espaço, crie a sua própria hortinha, de ervas aromáticas por exemplo, assim, terá alimentos biológicos a baixo custo.