Clube Desportivo de Montenegro

clube desportivo montenegro240Foi ainda na primeira metade do séc. XX, que, por vontade de quatro homens nascidos e criados em Montenegro e após uma reunião realizada na casa onde ainda hoje se mantém a sua sede, nascia o Clube Desportivo Montenegro.
Efetivamente, no dia 26 de abril de 1938, Fernando Guerreiro, Virgílio Pires, Marcelo Calisto e João Coelho, acordavam a fundação do clube e redigiam os seus estatutos, daquela que é hoje e sempre foi a instituição mais representativa da população de Montenegro.
A Sede do Clube Desportivo Montenegro passou, desde logo, a ser o local de referência onde os homens se reuniam nos tempos livres para desenvolver atividades de recreio, desporto ou simples convívio.
Nos primeiros tempos, a modalidade mais importante era o Futebol, onde emergiam os intensos duelos com o clube vizinho das Pontes de Machil, marcados por uma enorme rivalidade muitas vezes levada ao extremo.
No âmbito recreativo, o Clube desenvolvia uma ação importante na pequena localidade, promovendo com regularidade festas e bailes, nos quais participava praticamente toda a população.
Na década de 60, o Clube leva por diante um ambicioso o projeto cultural com a criação de um grupo de teatro, levando ao palco encenações de várias peças do Autor e Ator Abílio Ferradeira de Brito
Nos anos 70/80 vira-se para o rugby, atuando no antigo campo de futebol de 11, com piso em terra batida. O percurso nesta modalidade foi curto, mas com alguma notoriedade, já que o Clube Desportivo Montenegro recebeu no seu reduto a equipa do Sport Lisboa e Benfica em jogo a contar
para a Taça de Portugal. Nasceu também o Rancho folclórico do Montenegro.
Ainda nesse período, o Clube desenvolve atividades desportivas nas modalidades de Futebol e Andebol feminino.
Na década seguinte, o Clube vive anos dourados com o projeto de atletismo liderado por José Mendes, onde se destacavam vários jovens atletas locais de grande potencial, que lograram vencer muitos e importantes prémios a nível individual e por equipas.
No final dos anos 80, surge também a modalidade de ténis de mesa, cerca de dezenas de atletas a participar nos campeonatos regionais da modalidade.
Na década de 90, o atletismo continuava a ser a modalidade de eleição, mas assistimos ao regresso do futebol ao clube, com uma geração de jovens promissores que, orientados pelo mister Otelo Valério, sagraram-se vencedores no torneio de estreia em Estói.
No final da década de 90, são lançadas as sementes para o projeto de futebol de formação pela mão de Rui Guerreiro, projeto esse que arranca oficialmente já neste século, na época desportiva de 2001-
2002 e que se mantém como a principal aposta do clube ao fim de 20 anos, tendo alcançado um título de Campeão Distrital do Algarve no escalão de Infantis Sub-13 em Futebol de 7.
Atualmente, o Clube contabiliza na modalidade de Futebol e apenas em escalões de formação, mais de 200 atletas entre os 4 e os 19 anos, divididos por 12 equipas de escalões diferentes desde os Petizes até aos Juniores. Alguns desses atletas somam já 10 anos de clube.
O Clube estabeleceu há vários anos uma parceira que ainda se mantém na modalidade de Karaté, que conta com cerca de 3 dezenas de atletas que praticam a modalidade nas suas instalações.
Recentemente, o Clube iniciou um novo projeto, que se pretende que seja uma oferta desportiva forte para as jovens raparigas da freguesia, se bem que a modalidade conta também com alguns rapazes, que é a Patinagem Freestyle e que apesar de estar a dar os primeiros passos, está a suscitar grande interesse nos jovens, tendo inclusivamente já alcançado alguns desempenhos relevantes a nível regional e nacional.
O Clube Desportivo Montenegro é a instituição mais antiga e representativa da freguesia e, por esse motivo, promove e integra regularmente parcerias com a Junta de Freguesia de Montenegro para a
organização de eventos de interesse geral para a população.
Conjuntamente com o Município de Faro, o clube proporciona atividade e formação desportiva aos jovens carenciados e com dificuldades de integração residentes no concelho, entre outras atividades e construção e disponibilização de infra-estruturas de interesse público.
O Clube tem igualmente uma parceira duradoura que engloba a Paróquia de Montenegro e a Junta de Freguesia de Montenegro com o objetivo de promover ações de carácter solidário para com a população mais carenciada da freguesia, nomeadamente angariação de alimentos e produtos de primeira necessidade.
O Clube é também elemento integrante no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Montenegro, participando igualmente na Comissão Consultiva do Projeto Cultural do mesmo Conselho Geral.

Contacte-Nos

Rua Dr. Carlos Paião, Loja P
8005-217 Faro

geral@jf-montenegro.pt
Telf: +351 289 819 550 *

* (Chamada para a rede fixa nacional. Tarifário dependente do acordo entre cliente e operador)

Horário de Atendimento

Abertura: 9h00  / Encerramento: 17H00 

Posto CTT

09h00 - 12h30 / 13h30 - 17h00
Hora de Corte**: 16h00

** - Hora Limite para efetuar envios Expresso nas Lojas e Pontos CTT de forma a cumprir o prazo de entrega no destino. Os serviços param uns minutos para ser feita a recolha das cartas/encomendas por um responsável dos CTT.

Se pretender envie-nos uma mensagem.

Por favor preencha todos os campos!
Por favor preencha todos os campos!
Por favor preencha todos os campos!

 

Junta de Freguesia de Montenegro ©2023 Copyright - Politica de Cookies - Politica de Privacidade

Desenvolvimento e Programação: toonsdomain.com  - Design: O Creations