campanha dejetos caninos‘Os animais são nossos amigos’ é o tema da campanha lançada na quarta-feira, 11 de Janeiro, pela Junta de Freguesia (JF) de Montenegro que, desta forma, pretende sensibilizar a população para a preservação do espaço público através da recolha dos dejetos caninos.

Trata-se de uma iniciativa que pretende ajudar a erradicar das nossas ruas um problema que tem vindo a agravar-se com o aumento do número de animais de estimação”, esclarece o Presidente da JF, Steven Sousa Piedade, sublinhando que o flagelo pode ter consequências graves para a saúde pública.

Neste sentido, a campanha de sensibilização ambiental materializada num panfleto que está a ser distribuído junto da população, alerta para problemas como a contaminação de jardins e outros espaços públicos, utilizados sobretudo por crianças.

A ocorrência de infeções e parasitoses são algumas das doenças associadas ao contacto com dejetos animais, adverte a Autarquia, que explica como deve ser usado o saco de plástico próprio para a recolha dos mesmos, o qual deve ser depositado depois no devido contentor.

‘A saúde pública é uma prioridade’ e ‘Com o saco na mão, não há dejetos no chão’, são algumas das frases inscritas no panfleto que a Autarquia está a fazer chegar a todas as habitações da Freguesia.

Steven Sousa Piedade realça ainda que, a par desta campanha, a JF de Montenegro está atenta a todos os eventuais focos de poluição que ponham em risco o meio ambiente e a saúde pública de forma a intervir atempadamente.